fechar

Lixo nas ruas entope bueiros e gera alagamentos

por: Folha do Mate
Data: 07/06/2013 | 11:07

Ao jogarem lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e ruas, os moradores contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros. Situação que colabora para a incidência de alagamentos e revela o descuido de algumas pessoas com a limpeza das ruas e o aspecto visual da cidade. Quando chove, o lixo e demais materiais depositados nas ruas é arrastado e se acumula junto às bocas de lobo e impede a vazão da água. Com os alagamentos, se ampliam as chances da água da chuva invadir calçadas e até mesmo moradias.


A moradora do bairro União, Vandir Zinn, salienta que, nos dias de chuva, parte do lixo e demais resíduos jogado nas ruas vai parar nos bueiros. Ela conta que, aos poucos, isso contribui para o entupimento das bocas de lobo. “Seria melhor se tivesse algum tipo de limpeza”, cita. Apesar disso, considera que a solução para o problema depende, em grande parte, da conscientização das pessoas para que não joguem lixo nas ruas.


Vandir salienta que o entupimento dos bueiros contribui para a ocorrência de alagamentos, pois a capacidade de vazão da água pelo local diminui. Ela diz que o bairro onde mora registra enchentes e alagamentos e, por isso, a população deveria se preocupar mais com a limpeza das ruas e passeios públicos.   


Para a moradora do bairro Morsch, Terezinha Maria, a população precisa se conscientizar de que não deve jogar lixo no chão e se responsabilizar pela limpeza das calçadas e ruas. Ela cita que, em dias de chuva, os detritos depositados nas ruas é levado com a força da água e parte do lixo vai parar dentro dos bueiros. “A cidade é bonita, mas deveria ser mais limpa e as pessoas precisam se responsabilizar pela limpeza de suas calçadas”, salienta.


Segundo Pauline Kist, moradora do bairro União, é nos dias de chuva que se torna percebível que os bueiros, em geral, se encontram entupidos, pois não conseguem dar vazão à água da chuva. Ela acredita que, além da colaboração das pessoas para manterem as ruas limpas, deveria haver algum serviço de limpeza e manutenção dos bueiros. Pauline cita, ainda, a necessidade de recolher o lixo, após o ato de varrer as calçadas.

 

MANUTENÇÃO


Conforme o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ronald Artus, há muitos bueiros que se encontram deteriorados em Venâncio Aires. Nas esquinas, por exemplo, diz que acontece de caminhões passarem sobre os bueiros e, com isso, danificá-los. Fora isso, cita que há lugares onde as pessoas abrem as bocas de lobo e depositam lixo no local. Para ele, uma das principais causas do entupimento de bueiros é o acúmulo de lixo e materiais como, por exemplo, areia.


Ronald diz que a Prefeitura tenta fazer o possível para recuperar os bueiros. Mas, cita, ainda, que há problemas de canos que quebram e causam, inclusive, buracos no calçamento. “A demanda é maior que a capacidade de atuação da equipe.” Na próxima semana, conta que caminhão de sucção virá ao município, onde ficará por alguns dias, para auxiliar na limpeza de alguns bueiros. Segundo Ronald, a água e os resíduos depositados nas bocas de lobo tem o arroio Castelhano como destino.