fechar

Folha do Mate firma compromisso pela Educação

por: Ana Flávia Hantt
Data: 06/10/2017 | 07:00
Fenachim
Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateApós trabalhar por anos com projetos nas escolas, Folha do Mate amplia atuação para envolver alunos, professores, famílias e poder público. suplemento
Após trabalhar por anos com projetos nas escolas, Folha do Mate amplia atuação para envolver alunos, professores, famílias e poder público

Fundada em 6 de outubro de 1972, a Folha do Mate sempre assumiu o compromisso de escrever a história dos municípios de sua região de abrangência. Mais do que registrar fatos, no entanto, a empresa jornalística tem buscado estar presente nas principais discussões que levam ao desenvolvimento dos municípios, muitas vezes, sendo a propositora dos debates.

Esse aspecto pode ser visto com mais ênfase nos últimos anos, quando a Folha do Mate passou a trabalhar com bandeiras anuais temáticas. Desde 2013, o jornal trabalhou a Sustentabilidade, a Diversificação, a Cultura, a Acessibilidade, e até o fim de 2017, mantém ações em prol do Empreendedorismo.

Ao completar seus 45 anos, a empresa revê essa abordagem, e entende que é o momento de propor uma causa mais abrangente, que esteja na origem de todas as coisas. Assim, a empresa jornalística firma um compromisso pela Educação, tema que começa a ser trabalhado agora, e segue até 2022, quando a Folha do Mate completa seus 50 anos. 'O jornal sempre esteve ligado a esse tema, uma vez que o trabalho diário é norteado para levar conhecimento às pessoas, disseminar o hábito de leitura, e proporcionar informações sobre a comunidade', comenta o diretor administrativo Ricardo Silberschlag.

O gestor lembra, ainda, que a situação sociopolítica e econômica do país reforça a importância de colocar essa temática em pauta. 'A Educação é força motriz. Quando uma pessoa adquire conhecimento, ela não o perde, ela o mantém para o resto de sua vida. A Educação impacta no nível de cultura das pessoas e ajuda a combater a violência', pontua.

AÇÕES

Ricardo Silberschlag explica que a intenção com o novo compromisso é promover a discussão com toda a comunidade, estimulando ações que possam trazer resultados efetivos. A diretora comercial Paula Carvalho, por sua vez, lembra que, ao longo da história, muitas das ações da empresa jornalística foram focadas nos estudantes, e agora, percebe-se a oportunidade de estar próximo a toda a comunidade escolar, e em especial, dos professores. 'Entendemos que a Educação é onde a Folha do Mate mais pode contribuir', destaca. Segundo a gestora, a intenção é que o jornal se mantenha mais alinhado com o trabalho desenvolvido dentro das instituições de ensino, e que o diálogo seja sistemático. 'Queremos que o jornal sirva de ferramenta em sala de aula', completa.

Folha do Mate marca a passagem dos seus 45 anos

Para comemorar a marca de quatro décadas e meia de existência, a Folha do Mate publica hoje este suplemento especial, que além de apresentar o novo compromisso da empresa jornalística, também traz entrevistas e apresenta cases vindos diretamente das escolas. Na manhã desta sexta-feira, também, funcionários, diretores e fundadores da empresa reunem-se em café da manhã festivo.

Ao longo do mês, estão previstas ações para outros públicos, como papo-cafés e happy hours. A diretora comercial Paula Carvalho explica que a intenção é trabalhar o 'ano dos 45', e por isso, para os próximos 12 meses, há a projeção de novas ações em parceria ou voltadas para a comunidade.

IDENTIDADE VISUAL

Desde o segundo semestre, a Folha do Mate já vem estampando seu logo comemorativo aos 45 anos. A identidade, que está fixada na fachada do prédio-sede, em camisetas comemorativas, e também em outros materiais de comunicação, foi uma criação do artefinalista Rodrigo Kist. Na imagem, uma referência entre as convergências de mídias impressa e online, carros-chefe do trabalho da empresa.