fechar

Festival de danças alemãs infantis é neste domingo

Pela primeira vez o evento contará com a participação de um grupo de Santa Catarina

por: Cristiano Wildner
Data: 14/09/2018 | 12:00
Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateFestival tem como anfitrião o Grüner Jäger Volkstanzgruppe
Festival tem como anfitrião o Grüner Jäger Volkstanzgruppe

O 4º Festival Municipal de Grupos Folclóricos de Danças Alemãs Infantis ocorre neste domingo, no interior de Venâncio Aires. O evento tem 14 grupos confirmados, provenientes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O festival é organizado pelo Grüner Jäger Volkstanzgruppe e será realizado na Sede Evangélica de Linha Marechal Floriano.

A programação inicia às 9h30min, com recepção às autoridades e grupos visitantes na Travessa São Sebastião Mártir, no Centro da cidade. Às 9h30min começa carreata até o local do festival e na sequência transcorre a solenidade de abertura. A partir das 10h30min é a vez de dois grupos convidados fazerem suas apresentações. O primeiro a se apresentar é o grupo gaúcho adulto de Salvador do Sul e depois o infanto-juvenil de São Bento do Sul.

O evento conta ainda com a realização de brincadeiras de integração, gincana recreativa, almoço e danças. A animação do evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, ficará por conta do conjunto musical 'Os Dattein'.

 

O grupo busca manter viva a cultura germânica e a tradição cultural da qual muitas das famílias da comunidade e do município são oriundas ou estão inseridas.'
ELISABETA FELTEN
Coordenadora do Grüner Jäger

O GRUPO 

Fundado em 2014, o grupo é composto por crianças e jovens de diversas comunidades de Venâncio Aires, que realizam seus ensaios semanais, sob coordenação da professora Elisabeta Felten. O nome do grupo infanto-juvenil é em homenagem à localidade de Linha Marechal Floriano, que nos primórdios da colonização germânica era conhecida pelo nome de Grüner Jäger e pela tradução significa 'caçador verde'. O grupo é filiado a Associação Cultural Gramado (ACG).

PROGRAMAÇÃO 

9h - Recepção as autoridades e de grupos visitantes na Travessa São Sebastião Mártir

9h30min - Carreata até o local do festival

10h - Abertura oficial

10h30min - Apresentação dos grupos de danças de Salvador do Sul/RS e de São Bento do Sul/SC

11h às 13h - Brincadeiras de integração e gincana com a palhaça Bia

11h30min às 13h - Almoço

13h - Apresentação individual de grupos infantis e danças de integração com o conjunto 'Os Dattein'

15h30min - Entrega de lembranças e encerramento