fechar

Escola do Chimarrão participa da 26ª edição da Expotchê

por: Cristiano Wildner
Data: 07/07/2018 | 19:00
Foto: DivulgaçãoIntegrantes da Escola do Chimarrão no evento em Brasília
Integrantes da Escola do Chimarrão no evento em Brasília

Brasília sedia até 15 de julho uma das maiores feiras dedicada à comercialização de produtos da região Sul: a 26ª Expotchê. Aproximadamente 150 mil visitantes são esperados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e são cerca de 300 expositores dos quais está o Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires. Esta é a quarta participação da escola no evento, as anteriores foram em 2009, 2010 e 2017.

A instituição local está instalada na Praça do Chimarrão que é destinada a promoção da mais tradicional bebida do Rio Grande do Sul. São dezenas de cuias especialmente ornamentadas para o evento. Os integrantes da Escola do Chimarrão, liderados pelo diretor executivo Pedro Schwengber, também prestam explicações sobre os benefícios da erva-mate e as diversas formas de preparação, permitindo ao público visitante conhecer um pouco mais sobre o produto. É ainda um espaço para degustação e também para a compra dos melhores mates do Rio Grande do Sul.

FEDERAÇÃO TRADICIONALISTA

A feira conta ainda com uma programação intensa de shows, danças folclóricas e grupos musicais da região. O evento conta com área liderada pela Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central. Neste local é promovido um brechó de roupas típicas, o tradicional arroz carreteiro, pinhão, cusco, sagu, quentão de vinho e outras iguarias regionais. E, quem vai para o evento com suas pilchas não paga a entrada. Outra novidade, desta edição, é a apresentação da corte da Expotchê com uma rainha e duas princesas, seguindo uma tradição das feiras gaúchas.

SHOWS E CTGs

Estão confirmados para esta edição os shows de: Nenhum de Nós, Renato Borghetti e Quarteto, Tati Portela, Papas da Língua, o Stand Up Bagual do Gaudêncio, Tchê Guri, a Cia de Dança Cadica Borghetti e o Circo Tholl de Pelotas, entre outros grandes nomes representantes da cultura do sul. Além disso, o evento abre espaço para os músicos e dançarinos dos Centros de Tradição Gaúcha - CTGs sediados em Brasília e entorno.

SAIBA MAIS

A Expotchê é tida como a maior feira gaúcha fora do Rio Grande do Sul e é a única que ocorre ininterruptamente em Brasília há 24 anos. Em seus dez dias de realização, o evento gera mais de três mil empregos diretos e contrata cerca de 40 empresas locais para prestação de serviços.

Foto: DivulgaçãoEvento ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Evento ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Foto: DivulgaçãoAlém de degustação, no espaço também é possível comprar erva-mate
Além de degustação, no espaço também é possível comprar erva-mate