fechar

Do pula-pula ao tobogã, uma mãe empreendedora

Com aluguel de brinquedos e casa de festas, a Onça Pintada foi a alternativa para Carin Kochhann conciliar trabalho e maternidade

por: Ana Flávia Hantt
Data: 11/02/2017 | 11:00

É pulando em uma cama-elástica e escorregando em um grande tobogã, que Carin de Souza Kochhann, 35 anos, demonstra o que é empreendedorismo para ela. Ao lado da filha Teodora, 4, a mãe e empresária está à frente da Onça Pintada Aluguel de Brinquedos e Casa de Festas.

Para Carin, aliás, o empreendedorismo sempre andou de mãos dadas com a maternidade. Com experiência de mais de dez anos no comércio, a empresária atuava como gerente da unidade local de uma rede varejista no segmento de confecções. Foi quando engravidou, que começou a repensar sua carreira profissional, já que as longas jornadas do comércio, inclusive aos fins de semana, poderiam ser um impeditivo para um tempo de qualidade com a filha.

Foto: Ana Flávia Hantt / Folha do MateCarin e a filha Teodora na casa de festas Onça Pintada
Carin e a filha Teodora na casa de festas Onça Pintada

Assim, a licença-maternidade, mais do que um momento de vivenciar os primeiros meses da filha, também foi um período para Carin, com o auxílio do marido Dairone, pesquisar por um negócio no qual pudesse empreender.

Para a mãe de Teodora, um fato era certo: precisava ser um negócio que envolvesse o público infantil.

Já trabalhei em escolinhas e sempre tive muito jeito com crianças. Começamos a pensar, até que chegamos nas festas infantis e nos brinquedos', conta.

O casal pesquisou os modelos que faziam mais sucesso, e assim surgiu a Onça Pintada, especializada em aluguel de itens como cama-elástica, tobogãs, mesas de jogos, infláveis, entre outros.

A aposta deu certo, e assim como a filha Teodora, o negócio cresceu e se desenvolveu. Hoje, são cerca de 45 brinquedos disponíveis para aluguel, com novidades como touro mecânico e videoquê, que além das crianças, também agrada aos adultos.

Foto: Ana Flávia Hantt / Folha do MateCasa de festas Onça Pintada tem a maior estrutura de arvorismo indoor do Rio Grande do Sul
Casa de festas Onça Pintada tem a maior estrutura de arvorismo indoor do Rio Grande do Sul

CASA DE FESTAS
Com o sucesso da empresa de aluguel de brinquedos, muitos clientes começaram a pedir por um espaço para a realização de eventos, especialmente aniversários infantis. Depois de pesquisas de mercado e de infraestrutura, a Onça Pintada Casa de Festas foi inaugurada. Segundo Carin, para o empreendimento, duas eram as exigências: encontrar um espaço amplo e recém-construído como sede; e oferecer atrações diferenciadas.

Após pesquisas no mercado e junto ao público-alvo, o estabelecimento inaugurou com atrativos exclusivos, como a maior estrutura de arvorismo indoor do Rio Grande do Sul, além de itens como cabine de dança e os brinquedos já tradicionais.

No local, além do entretenimento para os convidados, os anfitriões encontram buffet, decoração (feita de acordo com a temática escolhida), convite, e o trabalho de recepção, monitoria e serviço de garçons. 'Hoje oferecemos três pacotes, com serviços e valores diferentes', comenta Carin.

Por fim de semana, a casa chega a sediar quatro festas, e com a agenda já bastante ocupada para 2017, o local passou a oferecer a realização de eventos durante a semana. Em breve, para ampliar o portfólio de produtos, ainda disponibilizará festas no horário do meio-dia, que além do buffet tradicional, também servirá pratos quentes em pequenas porções.

Essa trajetória, no entanto, embora narre o crescimento de uma empresa, também pode ser traduzida como a realização de uma mãe no empreendedorismo. Embora admita que hoje trabalha 24 horas por dia - já que os chamados nas redes sociais, com pedidos de orçamento e outras dúvidas, nunca param - Carin afirma que não poderia estar mais realizada. 'Eu trabalho com a minha família e com o atendimento ao público, duas coisas que eu adoro. Além disso, para mim é natural trabalhar com as crianças', comenta, lembrando que boa parte das cerca de dez pessoas que trabalham na casa de festas, além da equipe necessária para a montagem dos brinquedos alugados, são integrantes de seu núcleo familiar.

Para outras mulheres que sonham em conciliar a maternidade com o empreendedorismo, Carin dá a dica:

Descubra aquilo que você tem conhecimento ou habilidade, e acredite muito', ensina.