fechar

Dicas para comerciantes: como posicionar sua loja na Black Friday

Neste post, confira ideias para sua empresa participar da promoção que ocorre mundialmente no dia 25 de novembro de 2016.

por: Ana Flávia Hantt
Data: 02/11/2016 | 09:00
Foto: Divulgação / Tudo & TodasVocê já sabe como vai aproveitar o Black Friday?
Você já sabe como vai aproveitar a Black Friday?

Assim como o Halloween, comemoração tipicamente americana que entrou de vez no nosso calendário, a Black Friday também ganha adeptos ano a ano. 'Sexta-feira negra', em tradução livre para o Português, é uma data criada pelo varejo americano para marcar o início das compras para o Natal. Ocorre sempre após o Dia de Ação de Graças (quarta quinta-feira do mês de novembro), e é marcada por grandes promoções e descontos arrasadores, que geralmente chegam a 80%.

Embora a versão original seja limitada a um dia no calendário, tem se tornado comum ver empresas, especialmente sites de e-commerce, promover a Black Friday desde meados de outubro. Mesmo que essa antecipação dê a impressão de que não há mais tempo para planejar nada especial para a data, vale lembrar que o dia oficial está agendado, em 2016, para 25 de novembro, ou seja, você ainda tem três semanas para organizar suas ações de vendas.

Ficou interessado? Abaixo, dicas e sugestões que podem te ajudar:

> Aproveitar a Black Friday não significa que você precisa vender todos os produtos da sua loja por preços irrisórios. Na hora de montar a estratégia, o lojista deve pensar quais são as suas necessidades: girar algum produto que está em estoque, trazer consumidores para dentro da loja, promover uma marca que os clientes ainda não conhecem, ou se relacionador com um público específico? Sabendo o que a empresa quer e precisa, fica mais fácil definir a promoção.

> Tenha certeza que sua loja tem condições de entregar o que está promovendo. Antes de divulgar a promoção, verifique, por exemplo, o estoque de produtos, e tenha o cuidado de anunciar, também, que as vendas serão efetuadas enquanto houver itens disponíveis. Caso você trabalhe com e-commerce, pode ser interessante ampliar o prazo de entrega, já que o volume de vendas tende a ser muito maior do que o normal.

> Crie expectativa. Assim que definir sua estratégia para a Black Friday, comece a comunicá-la para seus clientes. A empresa pode optar por um estilo de anúncio chamado 'teaser', em que pouco é revelado, mas aguça a curiosidade das pessoas. Mais próximo a data, os anúncios já podem comunicar a promoção, deixando claro a data em que ela vai ocorrer.

> No Brasil, a Black Friday está muito associada ao público de internet, habituado a uma linguagem globalizada. Essa pode ser, portanto, uma boa oportunidade para se relacionar diretamente com esse consumidor. O empresário pode, por exemplo, criar promoções exclusivas para plataformas digitais ou redes sociais, para assim, atingir e interagir com esse cliente.

Independente da estratégia adotada, o importante é estar atento as oportunidades para movimentar o seu negócio e incrementar as vendas. Pesquise bastante sobre tendências de consumo e busque diminuir a resistência para novas ideias e formatos.

Acompanhar o que acontece ao redor da sua empresa é muito importante para manter a relevância perante o seu cliente.