fechar

Dia Mundial da Limpeza terá dez pontos de ação

O evento, organizado pela JCI Venâncio Aires, vai contar com 50 voluntários envolvidos no sábado pela manhã

por: Cristiano Wildner
Data: 14/09/2018 | 09:00
Foto: Divulgação A exemplo do que ocorreu na Escola Dom Pedro II, hoje ocorrem ações em outras duas instituições
A exemplo do que ocorreu na Escola Dom Pedro II, hoje ocorrem ações em outras duas instituições

Neste sábado, 15, das 9h às 11h30min, Venâncio Aires irá participar, pela primeira vez, do Dia Mundial da Limpeza, uma grandiosa ação cívica que vai reunir pessoas em 150 países em prol de um problema único: o lixo. A ação visa mobilizar voluntários para a limpeza de bairros, praças e parques, mas acima de tudo, chamar a atenção da população sobre a importância do descarte correto do lixo e da preservação ambiental.

Em Venâncio Aires, as atividades ocorrerão em dez pontos previamente definidos. São mais de 100 voluntários envolvidos, mas no sábado, em torno de 50 atuarão. Os demais estão envolvidos em atividades específicas que iniciaram ontem e continuam hoje em três escolas, que são a Frida Reckziegel (Vila Palanque), Dom Pedro II (Linha Hansel) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Centro.

No município, a atividade é realizada pela Organização Não Governamental (ONG) JCI Venâncio Aires, organização mundial de jovens voltada à formação de líderes. "Nosso objetivo é inspirar o maior número de pessoas possível, pois precisamos trazer à tona oproblema do lixo urbano, que tem crescido mundialmente a cada ano e trazido diversos transtornos ao meio ambiente", informa o coordenador local da ação, Eduardo Wünsch. 

Durante a manhã de sábado, informa Wünsch, ocorrerá ação prática com o recolhimento de materiais como garrafas, plásticos, tampinhas, bitucas de cigarro, canudinhos, embalagens de comidas, entre outros objetos que estiverem espalhados tanto no gramado quanto dentro dos lagos.

EM CASO DE CHUVA

'Em caso de chuva o evento vai ser transferido para o turno da tarde. Caso persista, será mudado para o domingo e caso contrário será reagendado para o fim de semana seguinte. Mas também será levado em consideração a disponibilidade da maioria', revela Wünsch. Aos voluntários, os organizadores orientam que os participantes usem roupas leves e se protejam do sol. Serão disponibilizadas luvas e sacos plásticos.

APOIO

Colaboram com a iniciativa Instituto de Sustentabilidade e Resiliência (ISR) e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva). A iniciativa também tem apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, Folha do Mate e Terra FM. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp 51 99200-2203, com Eduardo Wünsch.

A MOBILIZAÇÃO 

O Dia Mundial da Limpeza ou World Cleanup Day resulta do movimento de mobilização social, cidadania e cuidado com o meio ambiente "Let"s do It!", "Vamos fazer" em português, que surgiu na Estônia, em 2008, quando uma parcela da população se reuniu para limpar o país em apenas cinco horas. O sucesso da iniciativa se espalhou ao redor do mundo e agora 150 países organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

PONTOS DE COLETA 

1 - Monumento ao Imigrante e caminhódromo (Grão-Pará)
2 - Calçadão/praça (Centro)
3 - Condomínio Bela Vista (Bela Vista)
4 - Escola José Duarte de Macedo (Macedo)
5 - Sede comunitária do loteamento Primavera (Distrito Industrial)
6 - Campo de futebol (Battisti)
7 - Parque Municipal do Chimarrão (Leopoldina)
8 - Rua Osvaldo Aranha (Centro)
9 - Acesso Dona Leopoldina (Centro)
10 - Acesso Dona Leopoldina (Leopoldina)

Foto: DivulgaçãoAlunos da Escola Dom Pedro II recolheram resíduos em estradas de Linha Hansel
Alunos da Escola Dom Pedro II recolheram resíduos em estradas de Linha Hansel