fechar

CTG Chaleira Preta participa do JuvEnart, a partir de hoje

por: Folha do Mate
Data: 01/08/2013 | 21:53

O município de Venâncio Aires estará representado, pela invernada juvenil do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta,  no 7º Encontro de Arte e Tradição Juvenil (JuvEnart) neste fim de semana, em Santa Maria. O concurso será realizado no Centro de Eventos do campus da Universidade Federal (UFSM), de hoje até domingo.   


Os 23 integrantes do Chaleira Preta, que integram o bloco oficial 1, entram em pista hoje, por volta das 22h, conforme ordem de apresentação divulgada pelos organizadores do evento.

 

Participação


Com a instrução de Tiago Schwengber, os dançarinos vão desenvolver uma coreografia para entrada e saída, mais três danças tradicionais sorteadas, dentre as nove indicadas à comissão. A entidade liderada pelo patrão Carlos Roberto Kessler, participa pela primeira vez da competição. Na coordenação da invernada estão Loiva Wünsch e Enair Schwengber, que acompanharam de perto as atividades de ensaios nas segundas e quintas-feiras. Elas também integram o grupo que se desloca hoje a Santa Maria. O retorno da delegação será no domingo, depois da divulgação dos resultados.


As novas pilchas usadas pela invernada juvenil para a estreia no JuvEnart foram apresentadas à entidade e comunidade no dia 13 de julho, no Parque Municipal do Chimarrão, durante jantar festivo. No dia também ocorreu o concurso interno dos representantes culturais da entidade, avaliados por integrantes da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), com a participação da diretora de cultura interna do MTG, Luce Carmen da Rosa Mayer. Os resultados divulgados à noite, durante o jantar, revelaram a gestão 2013/14, conforme quadro.

 

Representantes


A 24ª RT estará representada, nesta edição, além do Chaleira Preta de Venâncio Aires, com os  CTGs Giuseppe Garibaldi  de Encantado, Porteira dos Pampas de Teutônia e DTG Herança Maragata de Boqueirão do Leão. A Capital do Chimarrão participou,  em 2007, através do Centro de Pesquisas Folclóricas CPF Terra de Um Povo (em parceria com o Departamento de Tradições Gaúchas Piazito da Tradição). Em 2008, o Piazito, como entidade constituída e filiada ao MTG, também participou do evento.

 

Representantes culturais, gestão 2013/14 – Chaleira Preta

- Primeira Prenda Pré-Mirim: Milena Resch de Oliveira
- Primeira Prenda Mirim: Alice Fengler Hickmann
- Primeiro Guri Farroupilha Douglas Rodrigues Kist
- Primeira Prenda Juvenil: Maria Eduarda Resch de Oliveira
- Segunda Prenda Juvenil: Laura Fengler Seibt