fechar

Centro de Recebimento de Grãos da Languiru deve iniciar atividades em 2019

Ainda em Venâncio Aires será aberta a loja Agrocenter

por: Edemar Etges e Cristiano Wildner
Data: 13/06/2018 | 06:30

O investimento da Languiru em Venâncio Aires é tido como estratégico para fortalecer as operações da cooperativa no Vale do Rio Pardo. A entidade que atua há mais de 60 anos, possui a sede em Teutônia e é referência no mercado leiteiro e no abate de aves e suínos.

Segundo o presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, o investimento de R$ 2,5 milhões garantirá para a Capital do Chimarrão a edificação de um Centro de Recebimento de Grãos, mais uma agrocenter, loja que vai dispor de equipamentos e utensílios de uso diário dos produtores.

Bayer destacou que o centro vai facilitar a distribuição de grãos, em especial de soja, que é umas principais demandas da entidade para abastecer as granjas de seus associados. O insumo integra a dieta de alimentação do gado leiteiro, aves e suínos. O frigorífico de frangos está localizado em Westfália e o de suínos em Poço das Antas. Já a indústria de laticínios fica em Teutônia.

O presidente informa que a unidade de armazenamento em Venâncio Aires terá capacidade para 20 mil toneladas de milho e soja. O centro de grãos deve estar operando já em janeiro de 2019, quando o Brasil começa a colher a nova safra de milho.

AGROCENTER

A loja Agrocenter deve iniciar as atividades antes mesmo do Centro de Recebimento de Grãos. A entidade projeta a inauguração para dezembro. Este será o terceiro investimento da cooperativa nessa área. Outros duas lojas já operam em Teutônia e Cruzeiro do Sul.

Para efetivar a vinda da Languiru, o Município vai contar com o apoio de recursos da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). O aporte de recursos será de R$ 350 mil, que serão destinados para a aquisição da área para a instalação do complexo.

No segmento de supermercado, a cooperativa possui unidades em Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul; dois em Teutônia e em Poço das Antas. Nos combustíveis são dois postos: um em Westfália e outro em Teutônia. Enquanto que a fábrica de rações está centrada em Estrela.