fechar

Aviação recebe o primeiro Folha Cidadania do ano

Folha do Mate realiza eventos em mais três bairros ao londo deste ano

por: Taiane Kussler
Data: 16/05/2018 | 12:00
Foto: Taiane Kussler / Tudo & TodasMudas frutíferas foram distribuídas durante o evento, pela Alliance One e China Brasil Tabacos, com o objetivo de promover a sustentabilidade
Mudas frutíferas foram distribuídas durante o evento, pela Alliance One e China Brasil Tabacos, com o objetivo de promover a sustentabilidade

A primeira edição do Folha Cidadania marcou a tarde desta terça-feira, 15. O evento ocorreu no ginásio da comunidade São Lucas, do bairro Aviação, com uma programação diversificada. O projeto social realizado pela Folha do Mate e demais parceiros, deu início ao calendário de atrações do ano.
O evento atraiu público de diferentes faixas etárias, reunindo estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos, os grupos de terceira idade e moradores do bairro e de localidades próximas.

Esta é a terceira vez que a escola recebeu o projeto. De acordo com a diretora, Ana Paula Konig Metz, a ação trouxe resultados ainda mais positivos. Para ela, os estudantes, juntamente com os professores, se envolveram desde o primeiro momento em que as ações do Folheando aconteceram na escola. Já o evento, foi uma proposta de integração da escola com a comunidade e os parceiros, em um clima descontraído e dinâmico. O Folheando também é um projeto da Folha do Mate direcionado para os estudantes de ensino fundamental, que ensina um ciclo de produção de um jornal. O resultado do projeto desenvolvido com os alunos da Dois Irmãos será divulgado em edição especial, no dia 25 de maio.

Atrações do evento

Foto: Taiane Kussler / Tudo & TodasGrupo de terceira idade participou das ações
Grupo de terceira idade participou das ações

Durante o Folha Cidadania, parceiros do projeto fizeram exposições e ofereceram diferentes serviços à comunidade, entre elas, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ao expor as novidades dos cursos técnicos que estão sendo oferecidos no campus Venâncio Aires. A ONG Alphorria, oportunizou gratuitamente maquiagem, manicure e oficina de tranças. A Alphorria também foi a responsável pela apresentação da contação de histórias pela integrante do grupo e bibliotecária, Rosária Costa.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou doses da vacina da gripe para o grupo prioritário, verificação de pressão e orientação à população. Na área da saúde, também esteve presente a clínica Escute Bem, ao fornecer orientações e informações a respeito da saúde auditiva. Cortes de cabelo foram oferecidos gratuitamente e de forma voluntária pelos cabeleireiros Limara Pereira e o barbeiro, Rodrigo Luiz Heck.

Com uma proposta voltada para a sustentabilidade, a Alliance One e China Brasil Tabacos realizaram a distribuição de mudas nativas frutíferas. Desta vez, as empresas trouxeram também uma mensagem de conscientização à valorização do meio ambiente. ' Queremos promover a conscientização das pessoas em relação à preservação e através de pequenas atitudes é possível promover um grande impacto', salienta o analista de comunicação e responsabilidade social da Alliance One, Braulio Matheus Staub. De acordo com o técnico administrativo da China Brasil Tabacos, Ismael Roberto Fischer, é preciso investir na sustentabilidade para conquistar um futuro melhor.

Foto: Taiane Kussler / Tudo & TodasEstudantes da escola Dois Irmãos desfilaram com a nova coleção outono-inverno
Estudantes da escola Dois Irmãos desfilaram com a nova coleção outono-inverno, das Lojas Bade

 

No primeiro momento, o público já sentiu a energia positiva do evento. Eliane Turcatto fez uma apresentação com exercícios de ginástica e relaxamento. A palestra sobre o Hospital São sebastião Mártir, 'Entendendo o Pronto Atendimento, como e quando utilizar a urgência e a emergência do Hospital São Sebastião Mártir', foi ministrada pelo diretor Jonas Kunrath e pela enfermeira Renata Bittencourt. Foram informados números e estatísticas de atendimento à população.

 

O desfile de modas realizado pelas Lojas Bade reuniu cerca de 40 estudantes da escola Dois Irmãos como modelos, ao expor a nova coleção. O grupo Sesc realizou atividades de integração, divulgando o Dia do Desafio, agendado para o dia 30 de maio. O evento contou com mateada, chá da tarde e também a presença da patrulha escolar da Brigada Militar.