fechar

Asfaltamento do Corredor dos Gauer pode iniciar em agosto

Orçado em R$ 6,1 milhões, o projeto beneficia diretamente mais de 2,3 mil pessoas

por: Cristiano Wildner
Data: 09/05/2019 | 19:01
Foto: Carlos Dickow / Folha do MateAssinatura ocorreu durante a Fenachim 2019
Assinatura ocorreu durante a Fenachim 2019

Uma obra antiga e bastante aguarda teve mais um importante desdobramento em cerimônia realizada na 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim 2019). Município e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) oficializaram contrato, que com contrapartidas, assegura R$ 6,1 milhões para pavimentar a rua Augusto Silveira de Moraes, conhecida como Corredor dos Gauer.

O prefeito Giovane Wickert destacou, durante o ato, realizado nesta noite noite, que a pavimentação é um sonho antigo do Município, mas principalmente dos moradores e usuários da via que diariamente convivem com as dificuldades proporcionadas pela estrada. A obra irá melhorar a segurança da comunidade e o deslocamento entre os bairros.

'É um momento histórico para toda a cidade. É um anseio da comunidade de muitos anos, já que ali é um anel viário que escoa a produção da serra da nossa cidade', disse Wickert durante a cerimônia, desenvolvida no Palácio das Soberanas. 'Ficamos muito felizes quando podemos contribuir de forma decisiva no desenvolvimento das comunidades', disse o superintendente do BRDE, Maurício Mocelin.

PAVIMENTAÇÃO

A secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Heinemann, em entrevista à reportagem, informou que a meta é iniciar as obras de pavimentação durante o mês de agosto. 'Estamos trabalhando para agilizar os trabalhos burocráticos e lançar em breve a licitação que selecionará a empresa que executará a obra', destacou. 

Além da pavimentação de 2.276,57 metros, será feita obra de terraplanagem, microdrenagem e ainda a sinalização viária. Wickert ainda informou que a expectativa é de que a obra leve cerca de um ano e meio para ser concluída. 'Os transtornos, durante a obra, serão grandes, mas quando concluída será uma grande contribuição na infraestrutura da cidade', concluiu.

RELEMBRE  

A autorização para o financiamento entre Município e BRDE foi data pelos vereadores em sessão de agosto do ano passado. O prazo de carência do valor financiado será de até 36 meses, já o prazo de amortização será de 20 anos e taxa de juros de TLP x 6,423% ao ano.  Já a assinatura do convênio, por meio do programa BRDE Municípios II, na presença do governador Eduardo Leite, ocorreu no dia 15 de abril, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.