fechar

Ao completar 44 anos, Unimed VTRP inaugura novo complexo administrativo

Localizada no bairro São Cristóvão, em Lajeado, a nova sede conta com mais de 13 mil metros² de área construída. A oficialização da mudança foi em sua data de aniversário, 11.

por: Andréia Jociane Pinheiro
Data: 11/12/2015 | 23:00
Foto: Folha do Mate / Andréia PinheiroCom subsolo e mais sete pavimentos, prédio soma mais de 13 mil metros quadrados de área construída
Com subsolo e mais sete pavimentos, prédio soma mais de 13 mil metros quadrados de área construída

Dezembro é mês de comemorações para a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. Nesta sexta-feira, 11, dia em que completou 44 anos de atuação, a cooperativa inaugurou sua nova sede, na avenida Piraí, 155, bairro São Cristóvão em Lajeado.

Foto: Folha do Mate / Andréia PinheiroPara o presidente da Unimed, Aldo Pricladnitzki, ocomplexo irá colaborar para o crescimento do bairro São Cristóvão
Para o presidente da Unimed, Aldo Pricladnitzki, ocomplexo irá colaborar para o crescimento do bairro São Cristóvão

Durante a solenidade de oficialização, autoridades, médicos, parceiros, cooperados e demais convidados, puderam conhecer o complexo, que conta com mais de 13 mil metros quadrados de área construída.A construção iniciou em 2013; a estrutura é composta por subsolo e sete pavimentos.

Segundo o presidente da Unimed VTRP, Aldo Pricladnitzki, a obra foi construída seguindo normas que garantem a acessibilidade da população. Para ele, isso é essencial para garantir o bom atendimento de todos os pacientes, sobretudo os idosos e pessoas com deficiência. Estacionamento, portas, corredores, elevadores e banheiros, assim como as calçadas, estão adequados para o acesso de cadeirantes.

A expectativa é que o investimento também colabore para a evolução do bairro São Cristóvão. em breve, ao lado da nova sede da Unimed, também será inaugurada uma unidade da Cooperativa de Crédito Sicredi.

O complexo será inaugurado hoje. São mais de 13 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em subsolo e mais sete pavimentos. A obra, que iniciou em 2013, levou dois anos e meio para ser concluída. A transferência das atividades ocorrerá em etapas.

 CENTRALIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Segundo a organização do evento, a transferência das atividades para a nova sede ocorrerá em etapas,. A intenção é centralizar os serviços: áreas administrativas; Espaço Vida, que passará a se chamar Espaço Viver Bem; consultórios de multiprofissionais (psicólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais); consultórios de medicina ocupacional; e SOS Unimed. As áreas com atendimento ao público começam a funcionar no novo endereço no dia 21 de dezembro.

Na sede atual (Avenida Benjamin Constant, nº 1058) ainda permanecerá uma área de atendimento ao público, para autorizações e para comercialização de planos. Apenas esses atendimentos serão realizados nos dois pontos da Unimed na cidade.

Mais de 500 funcionários integram a equipe da Unimed VTRP, espalhados em pelo menos quatro cidades. Na nova sede da cooperativa, atuarão 360 trabalhadores diretos. A direção também estima uma movimentação média diária de 600 pessoas pelo prédio. Estima-se que cerca de mil pessoas passarão diariamente pelo prédio. 

 RESPONSABILIDADE SOCIAL

Além de observar as questões de acessibilidade, a nova sede da Unimed está atenta à responsabilidade social da cooperativa. O prédio atende às práticas de sustentabilidade, aproveitando a luz natural. A temperatura é regulada pelas próprias paredes e vidros duplos. Com ambas as medidas, o prédio terá redução do consumo de energia elétrica, pois o uso de condicionadores de ar serão diminuídos da mesmo forma.

É reaproveitada, ainda, a água da chuva e a que é descartada pelos condicionadores de ar. Armazenada em dois reservatórios na cobertura e duas cisternas no subsolo, a água será utilizada para abastecer descargas dos vasos sanitários, bem como para serviços de limpeza e jardinagem. uso no jardim e lavagem das calçadas.