fechar

Além de empresário, um cidadão ativo na comunidade

por: Ana Flávia Hantt
Data: 24/03/2017 | 08:30

É com um sorriso de quem venceu na vida com muito trabalho e determinação, que Airton Bade, 51 anos, relembra sua trajetória como empreendedor, pai de família e líder comunitário. Natural de Criciumal (RS), o empresário à frente da Lojas Bade mudou-se ainda jovem para Vila Deodoro, em Venâncio Aires, onde começou sua trajetória de estudos e trabalho. Técnico agrícola formado em uma escola de Bento Gonçalves, teve passagem em empresas dos setores agrícola e tabacaleiro, assim como experiência em produção de mel e venda de hortaliças.

Com o objetivo de encontrar um negócio que trouxesse rentabilidade e satisfação pessoal, e já casado com a esposa Márcia Ziege Bade, ao longo de sua vida, empreendeu em diversas frentes, como bazar, sorveteria no litoral, mini-mercado e floricultura, até iniciar na venda de itens de confecção no interior do município, e posteriormente como representante de uma marca de roupas infantis.

Foto: Ana Flávia Hantt / Folha do MateÀ frente das Lojas Bade, Airton Bade também integra o Rotary Clube Chimarrão e é vice-presidente de comércio da Caciva
À frente das Lojas Bade, Airton Bade também integra o Rotary Clube Chimarrão e é vice-presidente de comércio da Caciva.

Foi esse o início do trabalho em um segmento que, anos mais tarde, tomou forma em um terreno localizado no bairro Aviação, onde o casal Bade decidiu apostar no segmento de confecções. Com o nome de Comercial Bade, o empreendimento surgiu em 2000 e logo fez muito sucesso, atraindo pessoas de diferentes partes do município, as quais desejavam adquirir itens de vestuário com qualidade e preços acessíveis. A aceitação do público deu lugar à expansão, e logo eram três filiais em Venâncio Aires: no centro de compras Viasul Strip Center, na região norte da cidade, próximo ao bairro União, e no bairro Gressler. 'Assim fechamos um círculo para atender toda a população da cidade e do interior', comenta Airton.

Hoje, já com o nome de Lojas Bade, o empreendimento possui também uma filial em Arroio do Meio, além da expansão para um novo segmento, atendido por meio da Bade Esportes. Inaugurada em 2014, e localizada no calçadão da cidade, a loja está sob o comando da filha mais velha de Airton, Lunara, que segue os passos do pai, e inclusive já foi reconhecida com o prêmio 'Mulher Empreendedora', da Câmara Municipal de Vereadores.

Além da trajetória de sucesso na empresa familiar, Airton entende também a importância de estar presente de forma ativa na vida da comunidade. Integrante do Rotary Clube Chimarrão, e vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), também é parceiro do projeto Folha Cidadania, promovido pelo jornal Folha do Mate, e que leva ações de cultura e bem-estar para distritos e bairros da cidade. Essa postura, inclusive, já gera resultados: 'Nós, das Lojas Bade e Bade Esportes, visamos o bem social, e nosso crescimento tem vindo por isso', destaca.

FOLHA DO MATE: Por que participar de um projeto como o Folha Cidadania?

AIRTON BADE: É a visibilidade que você tem dentro da comunidade. Por meio do projeto, a Lojas Bade e a Bade Esportes já conseguiram participar de ações em praticamente todos os distritos e bairros de Venâncio, e cidades vizinhas, como Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, que fazem parte da nossa microrregião. Então, você conseguir chegar junto ao seu cliente, conseguir mostrar um pouquinho daquele teu serviço, daqueles produtos que tu oferece, é muito importante. O desfile de modas (ação que a empresa promove no evento, com a participação de crianças e adolescentes do local) é muito gratificante, tanto que sempre há disponibilidade por parte das funcionárias, que nos ajudam por livre e espontânea vontade. Todos gostam muito de participar, e de ter contato com o pessoal do interior e dos bairros. É gratificante.

Além do trabalho como empresário, você também tem uma participação ativa na comunidade?

BADE - Eu sempre gostei de trabalhar para as entidades, de reunir pessoas. É gratificante chegar ao fim de um projeto, olhar para ele e ver que se conseguiu bons resultados. Um exemplo é a Caciva, que tem conseguido integrar as empresas em um mesmo projeto (campanhas de datas comemorativas, como Natal ou Páscoa, por exemplo). O comércio de Venâncio está enxergando que o importante é fazer tudo em conjunto, que os projetos trazem só benefícios, pois todas as empresas falam a mesma linguagem, o que desperta o interesse do consumidor.

Como é a participação da sua família em todo esse trabalho?

BADE - Nós somos uma empresa muito família, tanto que o objetivo não é aumentar muito além do que temos hoje, porque já partiríamos para rede, e portanto se perde o vínculo familiar. Hoje eu, a Márcia e a Lunara ainda conseguimos ir nas lojas, conversar com o cliente, conversar com o nosso gerente, com nosso funcionário, enfim, dar uma atenção especial para ele. E isso eu acho muito importante porque cria vínculos, então hoje o nosso colaborar quase é um familiar dentro das nossas lojas, ele veste a camiseta. E é isso que queremos manter.