fechar

Refrimate completa 20 anos

por: Juliana Bencke
Data: 03/04/2019 | 11:00

Maior indústria de refrigeração comercial do Rio Grande do Sul e uma das cinco maiores do país, a Refrimate completou duas décadas, na segunda-feira, 1º. Iniciada em um pequeno pavilhão na rua Barão do Triunfo, em 1999, a empresa venâncio-airense conta, hoje, com área de 150 mil metros quadrados e mais de 30 mil metros construídos, no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina.

Ao todo, são 11 linhas de produtos, com diferentes modelos e variações, vendidos para todo o território nacional e para 15 países, especialmente, na América Latina. Entre as mais conhecidas estão a Visa Coolers (refrigeradores de bebidas) e as de açougue e padaria (balcões expositores).

Foto: Divulgação / SingmaruCom 11 linhas de produtos de refrigeração, empresa conta com 432 funcionários
Com 11 linhas de produtos de refrigeração, empresa conta com 432 funcionários

Para os proprietários Gilmar Diefenthaler e Vinicius Brandão, a empresa caracterizou-se no mercado de refrigeração comercial pela inovação e qualidade no relacionamento com seus clientes. 'Através da incessante busca por novidades, diferenciação e tecnologias, a Refrimate propôs diferentes conceitos de produtos que foram bem aceitos pelo mercado consumidor, como por exemplo, a inserção de cores diferentes e as estruturas dos equipamentos em PSAI', comenta Diefenthaler.

'Ao mesmo tempo, procuramos manter a qualidade nas relações com nossos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade. Essa visão de parceria priorizando o crescimento mútuo sempre foi um ideal da empresa', complementa Brandão.

De acordo com os empresários, as perspectivas para os próximos anos são otimistas, principalmente em razão dos indícios de melhora na economia. Além disso, novos investimentos prometem refletir na qualidade dos produtos e velocidade de produção.

Grupo Refrimate

Ao longo dos 20 anos, novas marcas surgiram para complementar a área de atuação e as linhas de produtos, dando origem ao Grupo Refrimate. Em 2008, teve início a GVD Transportes, com o objetivo de otimizar a logística de entregas e materiais para a empresa. 

A Cremorella, por sua vez, foi criada em 2015, quando a empresa ingressou no segmento de sorveterias, buscando ampliar o mercado de atuação pela percepção de uma carência deste público. Recentemente, também teve origem a Nacional Frio, que busca atender supermercados através de projetos completos.

Trajetória

- Entre os momentos marcantes, ao longo dos 20 anos da empresa, os proprietários da Refrimate Gilmar Diefenthaler e Vinicius Brandão, e a supervisora comercial Daniela Alana Kliemann destacam o início das atividades em 1999, a criação de um show room, no Acesso Leopoldina, em 2001, e a mudança da sede para a RSC-453 e ampliação do território de atuação até o Paraná, em 2003.

- No ano seguinte, ocorreu a primeira participação na Fispal Food Service - evento mais importante do segmento -, o que levou a empresa a atuar em todo o país e, em seguida, realizar a primeira exportação, para a Angola.

- Em 2006, ocorreu a mudança para o prédio atual localizado no Acesso Leopoldina e, nos anos seguintes, diversos investimentos em melhorias na estrutura, máquinas, equipamentos e capacitação de equipes.

- Em 2013, a Refrimate conquistou a Certificação ISO 9001, com versão atualizada em 2015