fechar

“Para uma empresa ser sustentável é preciso ver o todo”

por: Juliana Bencke
Data: 06/02/2019 | 16:00
Foto: Juliana Bencke / Folha do MateCorrêa:
Corrêa: "É um grande negócio ser sustentável"

Conhecer a fundo o processo produtivo da empresa e todas as suas etapas é uma ação fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. Apesar de parecer óbvio, nem sempre essa prática está inserida nas empresas, o que resulta em desperdício, prejuízo e até mesmo falência dos empreendimentos. 

'Uma empresa sustentável reduz resíduos, cuida da matéria-prima que utiliza e conhece bem o que produz e seus resultados. É um grande negócio ser sustentável', destaca o administrador, economista e consultor Volnei Corrêa.

De acordo com ele, a compreensão profunda de cada parte do processo permite que se diminuam custos e se tenha segurança para investir. 'O uso da energia solar fotovoltaica é um exemplo. É um investimento que se paga em pouco tempo, mas, para isso, é preciso conhecer seus gastos e investir', explica.

Ser sustentável significa reduzir riscos associados a prejuízos, ter melhores resultados e maio aceitação na comunidade."

VOLNEI ALVES CORRÊA, economista e administrador.

Corrêa comenta que analisar o processo produtivo permite que a empresa observe atentamente os gastos com matéria-prima, processos e resultados e, assim, saiba como e onde reduzir custos. 'Para uma empresa ser sustentável é preciso ver o todo, não apenas as partes, para saber o que deve ser priorizado. Não se pode esquecer que o todo é composto de partes que se interligam e precisam estar observadas nesse processo.'

Além da importância para os proprietários e a equipe que atua na empresa, a sustentabilidade do negócio tem impacto positivo na economia do país. 'Empresas sustentáveis, que conseguem economizar, têm produtos com menor custo e ser tornam competitivas. A competitividade é importante para a economia do país. No Brasil, um dos grandes problemas é o custo mais alto de produtos, por conta do uso de uma matéria-prima de baixa qualidade', comenta.

Para lembrar: tripé sustentável

Do latim 'sustentare', sustentável significa sustentar, apoiar e conservar. Presidente do Instituto de Sustentabilidade e Resiliência (ISR), Volnei Corrêa observa que o conceito de sustentabilidade vai muito além da perspectiva ambiental, e abrange aspectos econômicas e sociais. 'Toda empresa tem que ter lucro, mas não pode esquecer do ambiente e da comunidade na qual está inserida.'

Atualmente, o conceito está relacionado com mentalidade, atitudes ou estratégias que sejam ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente aceitas como justas, atendendo a uma diversidade cultural.

O presidente do Instituto de Sustentabilidade e Resiliência utiliza uma citação do pensador e filósofo chinês Confúcio: 'Se você tem metas para um ano, plante arroz. Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. Se você tem metas para mil anos, então preserve o meio ambiente.'