fechar

Férias? Agite o seu negócio!

Estamos entrando em um período comumente classificado como 'parado', mas isso não significa que o seu negócio precisa ficar estagnado. Confira algumas ideias, e sucesso!

por: Ana Flávia Hantt
Data: 28/12/2016 | 11:00

O Natal já passou, e com ele, a corrida para a compra de presentes e para a preparação da Ceia. Embora ainda estejamos em uma semana movimentada, já que os preparativos para o Ano Novo levam os clientes para os supermercados e às lojas, estamos entrando em um período comumente classificado como 'parado', uma época em que muitas pessoas saem de férias, ou aguardam o início do ano letivo para retomar atividades.

Mas será que esse período intermediário entre o fim de um ano e o início de outro precisa, mesmo, ser marcado por um marasmo nas atividades? Será que você, empreendedor, não está conformado com o senso comum, e por isso, está passando essa ideia para seus funcionários e, até mesmo, para os seus clientes?

Abaixo, confira algumas ideias que podem te ajudar a movimentar o seu negócio:

- Happy hour com os clientes: 

É verão, os dias são mais compridos, e mesmo quem não está de férias, sente aquele clima de folga. Então, que tal colocar na agenda um happy hour com os clientes? Você pode recebê-los na própria empresa, e além de servir drinks e algumas comidinhas, pode aproveitar o momento para, informalmente, falar sobre os planos para o ano. Se você trabalha com o varejo, pode ser uma boa opção para apresentar novidades, e até mesmo oferecer descontos exclusivos para quem comparecer ao evento.

- Promoções: 

Antes do período de liquidações, você pode criar promoções para estimular a venda de determinados produtos. Pode ser uma ação por tempo limitado (um ou dois dias, por exemplo), ou a venda associada de produtos (com desconto progressivos, ou preço mais baixo para a aquisição de diferentes unidades). Outra ideia, é criar ações online, como a postagem de fotos relacionadas ao verão com uma hashtag da empresa. Ao fim da ação, todos os participantes podem concorrer a um presente.

- Some forças:

Aproveite o período para associar-se a parceiros de negócios, e assim, criar ações com mais peso. Trabalha com a venda de roupas de uma linha fitness, por exemplo? Então, que tal convidar parceiros que atuam no segmento de bem-estar para juntos, promoverem um passeio ciclístico, ou um 'aulão' de zumba aberto ao público? Você também pode ficar atento à campanhas de entidades como a Caciva, ou a publicações temáticas, em plataformas impressa e online, previstas para o período.

***

Aproveite o período para planejar ações a médio e longo prazo

Mesmo que você aproveite todas as dicas listadas acima, janeiro e fevereiro podem, sim, ser um bom momento para 'organizar a casa' e planejar ações para o ano. Aproveite a agenda mais flexível para fazer todas aquelas coisas que você adiou na 'finaleira' de 2016. Já chamou seus funcionários para aquela conversa em particular para avaliação de desempenho? Já buscou inspirações para a nova fachada da empresa? Ou então, que tal fazer um projeto bem detalhado para a captação de novos parceiros de negócios? Neste início de ano, deixe o comodismo e o senso comum de lado, busque você mesmo a sua motivação, e faça um 2017 de muito sucesso para o seu negócio!