fechar

Projeto de apoio ao esporte nos bairros

Proposta é incentivar diferentes modalidades

por: Daniel Heck
Data: 12/01/2018 | 10:30
Foto: Divulgação / Folha do MateProjetos, como o desenvolvido no bairro Battisti, serão beneficiados com kits em modalidades que sejam desenvolvidas na localidade
Projetos, como o desenvolvido no bairro Battisti, serão beneficiados com kits em modalidades que sejam desenvolvidas na localidade

O esporte é praticando em Venâncio Aires em diferentes modalidades e conta com representantes em várias competições pela região, estado e país. Com a proposta de utilizar a força do esporte, a Prefeitura de Venâncio Aires planeja distribuir kit's esportivos em bairros para mobilizar as comunidades e criar um atrativo aos jovens, além de ocupar áreas verdes.

O projeto foi divulgado pelo prefeito Giovane Wickert e está em fase final de elaboração. Ainda sem um nome e definição de valores que serão utilizados, a proposta é a de levar recreação aos bairros, com uma contrapartida dos moradores que deverão cuidar dos materiais doados.

Giovane Wickert explica que o projeto será focado, neste primeiro momento, nos bairros. "Vamos começar pelos bairros, onde tem uma concentração maior de pessoas e um risco também para os jovens que ficam nas ruas. Assim vamos ocupar melhor os espaços nas escolas e áreas verdes, para depois ir ampliando o projeto para o interior", explica.

Os bairros que serão beneficiados serão escolhidos a partir de contato com a União das Associações de Moradores de Venâncio Aires (Uamva). "Não adianta colocar uma tabela de basquete onde ninguém vai jogar ou goleiras se as pessoas preferem o vôlei. Vamos construir isso discutindo com as associações de moradores e, aos poucos, de acordo com o orçamento, começar a instalar os kit's", detalha o prefeito.

Como nós não temos orçamento para atender cada bairro, no primeiro momento vamos identificar as áreas verdes e escolas, onde os moradores se propõem a ajudar a cuidar do material. Eles vão fazer a manutenção e motivar os demais a utilizarem os itens. Não adianta fazer algo em uma comunidade que não valoriza", Giovane Wickert, prefeito de Venâncio Aires.

MAIS MODALIDADES

Com a proposta de incentivar o esporte de Venâncio Aires, o prefeito explica que a intenção da Administração é atender outras modalidades e não só as tradicionais, como o futebol. "Queremos que o esporte seja praticado e que possa ser uma alternativa aos jovens, em turno oposto ao escolar, e gere tranquilidade aos pais, já que os filhos estarão seguros. Por exemplo, o único lugar que se tem para andar de skate é no Parque do Chimarrão e ficamos condenado os jovens que utilizam o asfalto para ir até lá, mas não nos damos conta de que lá é o único local para se praticar esse esporte", cita.

A previsão do prefeito é de que na metade do ano comece o contato com as comunidades e, de acordo com as necessidades, serão comprados os kits. A proposta é de ter valores semelhantes para que cada comunidade possa escolher uma ou duas modalidades e manter a igualdade financeira destinada à elas.

Além da importância do esporte, o argumento para a criação do projeto se deve a utilização de áreas públicas. "Nós temos vários terrenos que são pouco explorados ou que não tem a estrutura adequada. Então a nossa ideia é começar a ofertar kit's esportivos, de acordo com a realidade da comunidade", disse Wickert.