fechar

Passeio Ciclovia é Vida terá dois percursos

por:
Data: 15/01/2015 | 16:41

O 1° Passeio Ciclovia é Vida acontece no dia 28 de fevereiro, a partir das 16h. Lideranças municipais, representantes da imprensa local, Sesc, empresas do ramo do ciclismo, trilheiros, adeptos do ciclismo, Conselho Municipal do Esporte e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer participaram de um encontro na manhã desta quinta-feira, 15, na Prefeitura, onde foram definidos alguns detalhes, como o roteiro.

A concentração será na Travessa São Sebastião Mártir e os ciclistas e maratonistas fazem o percurso de 7,1 quilômetros, em direção ao bairro Cidade Alta,

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateOrganizadores do evento estiveram reunidos na manhã de ontem para definir detalhes, como percurso, inscrições e programação
Organizadores do evento estiveram reunidos na manhã de ontem para definir detalhes, como percurso, inscrições e programação

Macedo, Loteamento Eisermann e Acesso Dona Leopoldina, retornando ao centro. 

Já os caminhantes usarão o percurso reduzido com saída do centro em direção ao Grão Pará. O evento ocorre em parceria entre a Prefeitura de Venâncio Aires, Sesc e Associação Bikers Rota do Sol. O objetivo é mobilizar a comunidade no sentido de projetar ciclovias e reduzir o uso de veículos automotores para o bem da saúde e da mobilidade urbana. 

Novas parcerias com patrocinadores estão sendo buscadas para efetivar a confecção de camisetas que serão repassadas aos participantes durante o ato de inscrição. Uma bicicleta será sorteada e haverá distribuição de brindes e promoções musicais na Travessa São Sebastião Mártir. A expectativa é de contar com mais de 300 participantes no evento.

Nos próximos dias a organização pretende finalizar o material de divulgação e determinar os patrocinadores e apoiadores do evento. Um novo encontro entre os organizadores está agendado para dia 2 de fevereiro, a partir das 10h, na sala de reuniões da Prefeitura, para ultimar os detalhes.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas no Sesc ou na loja Arly Bikes, a partir do dia 2 de fevereiro. No ato da inscrição é solicitado a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será repassado para o projeto Mesa Brasil Sesc. Os primeiros 200 inscritos serão presenteados com um kit, com camiseta e garrafinha de água, que será entregue pela organização no dia do evento. Frutas, barras de cereais, água, entre outros produtos serão buscados junto a empresas e comércio local, afim de colaborar no evento como apoiador.

Programação
Quem não fizer a inscrição antecipadamente ainda poderá fazê-la no dia do evento, até às 15h15min, na concentração, na Travessa São Sebastião Mártir. A partir das 15h30min começam as atividades de alongamento e preparação para a partida. A largada ocorre às 16h. Os ciclistas sairão cinco minutos depois dos corredores.
No retorno dos participantes existe a possibilidade de ser realizado o tradicional evento Música na Praça, a partir das 19h. A Secretaria da Cultura ainda estará viabilizando e confirmando o evento dentro de alguns dias.

Percurso
Corredores e ciclistas terão um percurso de 7,1 quilômetros. A largada será na Travessa São Sebastião Mártir, passando pela rua Tiradentes. Chegando na esquina da 15 de Novembro (Hotel Guest) dobra e segue em direção ao bairro Macedo. Lá, passarão pelo posto do Prego, CTA, aproveitam o percurso da ciclovia existente na Salvador Stein Goulart, saindo nas imediações da Tramontini. Dali se deslocam em direção ao Acesso Leopoldina, descendo pela Osvaldo Aranha até chegar de volta a Travessa São Sebastião Mártir.

A cada dois quilômetros haverá um pit stop com água, para uma parada, e ainda, haverá um carro de apoio disponibilizado por Arly Bikes, para eventuais problemas na bicicleta ou mesmo para os mais cansados. Crianças acima de oito anos que desejam fazer este percurso com bicicleta devem estar acompanhadas de adultos. A Prefeitura ainda auxiliará com a equipe do Departamento de Trânsito e uma ambulância, que acompanhará os participantes nos dois trajetos.

Já para os interessados em realizar o percurso mais curto, de caminhada, terá 2,8 quilômetros. Saindo da Travessa São Sebastião em direção à ciclovia do Grão Pará e retornando ao ponto de partida. Crianças menores de oito anos, acompanhadas, poderão fazer este passeio de bicicleta.

Foto: Rui Borgmann / Arquivo AI PrefeituraPercursos serão realizados por duas ciclovias de Venâncio
Percursos serão realizados por duas ciclovias de Venâncio