fechar

Diretor do Hospital da Colômbia anuncia 76 mortes no avião da Chapecoense

Venâncio-airense Cadú Preuss estava na delegação que viajava para disputar a final da Copa Sul-Americana

por: Daniel Heck
Data: 29/11/2016 | 06:20
Foto: Twitter / DivulgaçãoHospital recebe os sobreviventes para atendimento
Hospital recebe os sobreviventes para atendimento

Atualizado às 7h28min

A equipe médica do Hospital de Medellín confirmou a morte de 76 pessoas no trágico acidente envolvendo a delegação da Chapecoense. Em entrevista na Rádio Caracol, o chefe da polícia de Antioquia, general José Acevedo, também anunciou a morte desta quantidade de pessoas. "Estamos trabalhando também resgatar os corpos dos mortos entregar às suas famílias. Conseguimos resgatar cinco pessoas com vida. Quando amanhecer, vamos retirar os corpos e iniciar o processo para enviar ao país de origem das pessoas", disse.

Pela área complicada e o tempo instável dificulta o resgate dos passageiros, conforme o general Acevedo. "São 4h30 da manhã. Quando amanhecer, faremos o transporte dos corpos. É um momento muito doloroso para muitas pessoas. Temos de ser solidários aos familiares e dar assistência médica aos cinco sobreviventes. O procedimento do resgate de corpos estará a cargo da polícia."

O mundo reza pela Chapecoense na manhã desta terça-feira, em virtude de que o avião em que estava a delegação catarinense caiu próximo na região de Antióquia, na Colômbia. No grupo está o venâncio-airense Cadú Preuss, diretor de futebol e um dos responsáveis pelo crescimento do time no oeste catarinense nos últimos anos. A Chapecoense viajava para disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, em Medellín, na Colômbia, em duelo agendado para a quarta-feira.

Segundo informações divulgadas pela TV Caracol, o local onde o avião caiu é de difícil acesso, mas pelo menos cinco pessoas já teriam sido resgatadas com vida: o lateral-direito Alan Ruschel, os goleiros Danilo e Follmann, um jornalista e uma aeromoça. De acordo com familiares de Cadú Preuss, ainda não há notíciais sobre o estado de saúde do venâncio-airense. O prefeito de Medellín Frederico Gutierrez disse que o acidente matou ao menos 25 pessoas, a informação é da Agência France Press.

O aeroporto de Medelín informou que o avião teve problemas elétricos, então o piloto acabou esvaziando o tanque de combustível para evitar uma explosão na queda. As equipes de segurança estão trabalhando no resgate do grupo que contava com aproximadamente 80 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, dirigentes, convidados, jornalistas e demais integrantes da tripulação.

Cadú Preuss

O atual diretor da Chapecoense, Cadú Preuss, fez história ao atuar com a camisa do Esporte Clube Guarani ao integrar o plantel na temporada de 2002. Atuando como volante, o jogador foi um dos revelados pela categoria de base rubro-negra e rodou por diversos times da região sul do país. A sua trajetória como jogador de futebol encerrou-se na Chapecoense, onde ele assumiu o cargo de diretor de futebol e foi um dos responsáveis pelo crescimento da Chapecoense.

Nota oficial da Chapecoense

"Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação."

Nota oficial da Conmebol

"A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que foi notificada por autoridades colombianas que o avião em que viajava a delegação da Chapecoense sofreu um acidente em sua chegada à Colômbia. Estamos em conta com as autoridades e aguardando mais informações oficiais. A família Conmebol lamenta profundamente o ocorrido. Todas as atividades da Confederação estão suspensos até novo aviso. O presidente Alejandro Domínguez está a caminho de Medellín neste momento."