fechar

Unisc Venâncio Aires completa 15 anos, com mais de 650 profissionais formados

por: Juliana Bencke e Rosana Wessling
Data: 25/03/2019 | 08:16

Inaugurado em 25 de março de 2004, o campus da Unisc Venâncio Aires foi o segundo implantado fora da sede, em Santa Cruz do Sul. Desde então, a instituição já formou 654 alunos - a maioria deles, nos cursos de Administração e Direito. A empresária Aline Pezzini Noguti, 32 anos, integrou a primeira turma de formandos de Administração de Empresas, em 2008.

Ela conta que decidiu estudar na Unisc porque encontrou o curso que desejava. 'Era próximo da minha residência, eu economizava tempo de deslocamento. A universidade foi importante para realizar meu sonho de formação. Eu acreditei que a Unisc era capacitada e conceituada no meu curso escolhido.'

Foto: Arquivo pessoal / DivulgaçãoEmpresária Aline Pezzini integrou a primeira turma de Administração do campus
Empresária Aline Pezzini integrou a primeira turma de Administração do campus

Da época de estudante, Aline lembra que utilizava muito a biblioteca. 'Tínhamos todo material necessário disponível. Mesmo sendo um campus pequeno, nunca tive dificuldade de encontrar algo que os professores solicitassem. A quantidade de livros e materiais era abundante, assim como o laboratório de informática sempre estava disponível para os alunos.' A administradora também recorda que as tarefas e trabalhos apresentados eram em disquetes. 'Mas a Unisc já fornecia o CD, que era moderno.' 

A inspiração para cursar a Administração estava ligada ao ramo de trabalho da família, no qual Aline já atuava durante a graduação. 'A minha escolha e amor pelo curso é devido à empresa familiar. Trabalhava com meus pais na loja da família, a Magazine Marli.'

Atualmente, a empresária tem duas lojas de roupas. 'Minha formação foi fundamental para realizar meu trabalho no dia a dia. Uma empresa, mesmo pequena como a minha, tem diversos departamentos para analisar e controlar, como vendas, RH, marketing e finanças. Por meio do curso, tenho uma visão ampla de todas essas áreas para fazer mudanças e melhorias necessárias no mercado que estou inserida', salienta.

Foto: Rosana Wessling / Folha do MateAna Cláudia é professora do curso de Marketing Estratégico e coordenadora do técnico em Recursos Humanos
Ana Cláudia é professora do curso de Marketing Estratégico e coordenadora do técnico em Recursos Humanos

De aluna do campus Venâncio à professora da instituição

Dizem que o bom filho à casa torna. A professora e proprietária do Atelier de MKT, Ana Cláudia Kist, faz jus ao ditado. Ela foi aluna de Administração e formou-se na Unisc Venâncio Aires em 2009. Hoje, atua no local, na orientação de estágios, e ministra alunas no campus de Santa Cruz do Sul. 'Me sinto honrada em retornar e trazer as vivências do dia a dia para a sala de aula. A teoria é o norte dos estudos, mas é fundamental trabalhar a realidade', enfatiza.

Ana é professora da graduação dinâmica de Marketing Estratégico e coordenadora do curso técnico em Recursos Humanos.

A Unisc é a minha base, tudo começou lá. Sempre quis cursar Administração, desde os 14 anos atuava na área, então surgiu a paixão. Fiz o meu mestrado na instituição e hoje dou aulas.'

ANA CLÁUDIA KIST, professora.

A professora comenta que a Unisc Venâncio foi fundamental para a formação pessoal. 'Uma das particularidades do campus é a proximidade, e o que me auxiliou foi o engajamento com a comunidade. Tenho um carinho muito grande pelo campus Venâncio.'

Cursos oferecidos pelo campus

Presenciais
- Administração
- Direito

Técnico
- Enfermagem

Graduação EAD
- Administração
- Ciências Contábeis
- Serviço Social
- Letras
- Pedagogia
- Processos Gerenciais
- Marketing
- Gestão Comercial
- Gestão de Recursos Humanos
- Logística
- Gestão Financeira
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas

"Formação de profissionais qualificados é o principal compromisso da instituição"

 

Foto: Divulgação / UniscVenâncio-airense, Rafael Henn é vice-reitor da Unisc
Venâncio-airense, Henn é vice-reitor da Unisc

Para o vice-reitor e professor da instituição, o venâncio-airense Rafael Frederico Henn, o campus Venâncio é muito importante para a universidade, pois permite uma aproximação ainda maior com a comunidade.

'Há muitos alunos de Venâncio Aires que estudam em Santa Cruz do Sul, em vários cursos de graduação e pós-graduação. No entanto, ter um campus na cidade, além da oferta dos cursos de Administração e Direito, permite que a Unisc atue em projetos de extensão e pesquisa', destaca.

Folha do Mate: De que forma a universidade busca contribuir com o desenvolvimento do município?

Rafael Frederico Henn: A Unisc é uma universidade comunitária e, ao longo de sua história, sempre procurou alicerçar suas bases na qualidade do ensino e na forte interação com a comunidade onde atuamos. No campus de Venâncio Aires, a Unisc já diplomou 654 profissionais em várias áreas do conhecimento. Certamente, este dado evidencia a maior contribuição que a universidade pode alcançar à comunidade.

Entendemos que a formação de profissionais qualificados é o principal compromisso da nossa instituição, proporcionando, a um número cada vez maior de pessoas, melhores condições de educação e possibilidades concretas de trabalho e geração de renda.

RAFAEL HENN

Vice-reitor da Unisc

Nesses 15 anos, quais as principais mudanças e avanços no campus?

Henn: Além do ensino, buscamos atender as demandas locais através de projetos de pesquisa e extensão. Por exemplo, atualmente estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura municipal na construção do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Produção de Proteína Animal. O projeto constitui-se em uma unidade de pesquisa e de extensão tecnológica para o desenvolvimento regional, promoção e oferta de serviços e produtos voltados ao fortalecimento dos sistemas produtivos locais. A sua estruturação permitirá a geração de emprego e renda, promovendo mudanças no cenário socioeconômico.

Quais as perspectivas para o campus Venâncio Aires? 

Henn: Estamos constantemente avaliando as necessidades locais e as tendências de cursos superiores. Em fevereiro de 2019 foram lançados 12 novos cursos na modalidade EAD que estão tendo uma ótima procura. Além disso, estamos estudando novos cursos que possam atender as necessidades do CVT, voltados a proteína animal. Preferimos ainda não divulgar os cursos pois estamos em fase de avaliação das demandas locais e regionais.