fechar

Saiba quem são os finalistas do prêmio 'Adiante, professor'

por: Juliana Bencke
Data: 13/07/2018 | 06:30

Estão definidos os nove finalistas do prêmio 'Adiante, professor', promovido pela Folha do Mate. Após análise das 32 fichas de inscrição, será iniciada, na próxima semana, a etapa de visitas aos docentes selecionados.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MatePrêmio evidencia histórias de professores que buscam fazer a diferença na educação
Prêmio evidencia histórias de professores que buscam fazer a diferença na educação

A cerimônia de premiação está marcada para 31 de agosto, às 14h, durante a 19ª Feira do Livro. Além de troféu, o professor destaque receberá R$ 1 mil, oferecidos pelo Sicoob, e todos os finalistas serão premiados com medalhas.

Diretora comercial da Folha do Mate, Paula Carvalho destaca a importância da participação dos professores no prêmio, que tem o intuito de evidenciar profissionais que buscam fazer a diferença na educação de Venâncio Aires.

'Temos muita gratidão a todos os que participaram, contaram suas histórias e seu envolvimento com a educação. Essa participação é importante para o projeto e, especialmente, para a educação do município', comenta, ao observar que profissionais de escolas da cidade e do interior, de diferentes disciplinas, participaram da primeira edição do 'Adiante, professor'.

Paula lembra que, após as visitas aos estabelecimentos de ensino, que integram a etapa final de avaliação, as histórias dos docentes selecionados serão divulgadas em matérias da Folha do Mate. 'O grande objetivo do prêmio é valorizar os profissionais docentes e, por meio das suas histórias de vida e da forma como lidam com a educação, inspirar outras pessoas. Recebemos inscrições com histórias realmente inspiradoras, e a comissão foi muito comprometida e criteriosa na avaliação.'

>> 32 professores se inscreveram no prêmio 'Adiante, professor', em seis categorias.

Finalistas

Educação Infantil
Jussara Inês Herrmann Ferreira: Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda
Moira Poema Closs Gaspar: Escola Municipal de Educação Infantil Bela Vista

Ensino fundamental - anos iniciais
Liliana Becker Moraes: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer
Marta Elisa da Veiga: Escola Estadual Ensino Médio Monte das Tabocas

Ensino fundamental - anos finais
Silvania Inês de Carvalho: Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig
Tayná Luiza Henn: Escola Municipal de Ensino Fundamental José Duarte de Macedo

Ensino médio
Adriane de Camargo: Escola Estadual de Ensino Médio Crescer

Educação especial
Keula Maqueli Closs: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Educação de jovens e adultos (EJA)
Flávio Cezar dos Santos: Escola Municipal de Ensino Fundamental José Duarte de Macedo

Sobre o prêmio

- Promovido pela Folha do Mate, em parceria com o Conselho de Educadores, o prêmio 'Adiante, professor' integra as ações do Compromisso pela Educação, assumido pela empresa jornalística em outubro do ano passado, quando o jornal completou 45 anos. A iniciativa tem o objetivo de valorizar profissionais que buscam fazer a diferença na educação de Venâncio Aires.

- A escolha dos finalistas ocorreu por meio das fichas de inscrição, nas quais os professores descreveram sua trajetória e os motivos para escolha da profissão, e explicaram como trabalham aspectos como envolvimento familiar a educação, inclusão e incentivo à permanência na escola.

- Após visitas aos estabelecimentos de ensino onde os docentes atuam, será escolhido o professor destaque.

- A comissão avaliadora do prêmio é composta pela gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Solange Ehlers; a jornalista da Folha do Mate, Juliana Bencke; a professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Luci Elaine Kramer; e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Júlia Elisabete Barden.