fechar

IFSul oferece cursos EAD de ensino superior

por: Juliana Bencke
Data: 10/08/2018 | 08:00

Por meio de convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) oferece os dois primeiros cursos superiores do campus Venâncio Aires. Gratuitos e realizados na modalidade Educação a Distância (EAD), os cursos de licenciatura em Pedagogia, com duração de 4 anos, e a Formação Pedagógica de Graduados não Licenciados, com 2 anos, terão encontros presenciais semanais.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateCampus será polo da Universidade Aberta do Brasil e sediará encontros presenciais semanais dos cursos
Campus será polo da Universidade Aberta do Brasil e sediará encontros presenciais semanais dos cursos

As inscrições para o processo seletivo seguem até dia 31 e a classificação dos candidatos ocorrerá por meio da análise do histórico escolar dos candidatos, de acordo com a modalidade do curso pretendido e as notas obtidas durante o período escolar.

Para se candidatar ao curso de Pedagogia, é necessário ter concluído o ensino médio. Já a Formação Pedagógica de Graduados não Licenciados é voltada a pessoas que possuem formação superior nas áreas de Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios ou Informação e Comunicação - eixos já trabalhados pelo IFSul Venâncio Aires.

Diretor-geral do instituto, Cristian Oliveira da Conceição, explica que o campus será um polo da Universidade Aberta do Brasil, para realização dos cursos. Além de professores do IFSul atuarem na tutoria das aulas, oferecendo suporte aos estudantes, toda a infraestrutura do campus estará à disposição dos alunos. 

'É uma oportunidade gratuita de estudo. É o retorno dos impostos para a sociedade', define Conceição, ao observar que a UAB oferece cursos em todo país, com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior público.
De acordo com ele, a expectativa é por uma grande procura pelos cursos, em Venâncio Aires. 'Esse é o primeiro passo. Futuramente, a ideia é ampliar a oferta, com mais opções para a comunidade.'

Prazos e requisitos

- Até dia 31 de agosto é possível realizar a pré-inscrição para concorrer às vagas, pelo site do IFSul, onde também estão disponíveis os editais dos processos seletivos. 

No mesmo período, é preciso encaminhar o histórico escolar para o e-mail editaisead@ifsul.edu.br.

A confirmação da inscrição ocorre entre 4 a 7 de setembro, e é necessária para garantir a participação no processo seletivo. 

A classificação preliminar dos candidatos será divulgada em 12 de setembro e a relação oficial dos selecionados será publicada no dia 18.

Dúvidas podem ser esclarecidas no campus do IFSul ou pelo telefone 3793 4200.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateExigência para implementação do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, prédio ficará pronto até fim deste ano
Exigência para implementação do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, prédio deve ficar pronto até fim deste ano

Tecnólogo em Informática fica para 2020

Enquanto os cursos EAD em parceria com a Universidade Aberta do Brasil começarão em outubro deste ano, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - previsto, inicialmente, para ser o primeiro curso superior do IFSul Venâncio Aires -, deve se iniciar em 2020. 

Principal entrave para a implementação do curso, a construção do prédio onde ficarão biblioteca, salas de estudo e laboratório de Informática, está na reta final. A obra deve ser concluída neste segundo semestre. 

'Apesar disso, ainda é preciso mobiliar todo o espaço. Temos um recurso de R$ 90 mil garantido e equipamentos guardados, mas não é suficiente', explica o diretor. Por conta disso, apesar da ideia inicial de ofertar o curso no próximo ano, o instituto optou por estender o prazo para finalizar a infraestrutura e iniciar o tecnólogo em 2020.