fechar

Folha do Mate lança o prêmio 'Adiante, professor'

por: Juliana Bencke
Data: 27/04/2018 | 06:33

Eles estão acostumados a ensinar, incentivar os estudos e valorizar o desempenho dos estudantes. Agora, no entanto, é vez deles terem sua atuação evidenciada. Com o objetivo de valorizar o profissional docente, identificando exemplos e iniciativas positivas, a Folha do Mate lança, nesta manhã, o prêmio 'Adiante, professor'.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MatePrêmio é voltado a docentes que atuam na rede pública ou privada de ensino de Venâncio Aires
Prêmio é voltado a docentes que atuam na rede pública ou privada de ensino de Venâncio Aires

O concurso, cujas inscrições começam hoje, será apresentado oficialmente durante programação do X Fórum Internacional e XIV Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires. Até 2 de junho, docentes que atuam na educação básica, em escolas públicas e privadas do município, podem se inscrever para participar do prêmio. Clique aqui para se inscrever.

A diretora comercial da Folha do Mate, Paula Carvalho, explica que o prêmio 'Adiante, professor' visa chamar a atenção para a valorização do profissional que está na base de toda a sociedade. "Seja na preparação para o mercado de trabalho ou para a vida como um todo, é ele que intermedia relacionamentos na escola, que contribui com a educação recebida em casa e põe à prova valores e condutas essenciais para a vida em grupo", destaca.

Segundo Paula, o prêmio, elaborado junto ao Conselho de Educadores da Folha do Mate, vai ao encontro do Compromisso pela Educação, assumido em outubro do ano passado, quando a empresa jornalística completou 45 anos e lançou a bandeira 'Adiante - educação como caminho', para os próximos cinco anos.

A proposta do prêmio é criar, na comunidade, o espírito de valorização do professor. É de que histórias de vida e iniciativas de professores possam formar uma corrente do bem, inspirando colegas, amigos e futuros profissionais de educação", Paula Carvalho, diretora comercial da Folha do Mate.

"Junto ao Conselho de Educadores, definimos a realização do concurso, que atende a duas premissas do Compromisso pela Educação, que são valorizar o profissional docente e identificar e divulgar iniciativas educacionais positivas", comenta Paula.

Ela adianta que a ideia é realizar edições anuais do concurso e esclarece que a intenção não é estimular um espírito competitivo entre os docentes, mas destacar exemplos de quem faz a diferença nas escolas, na vida dos alunos e na educação. As histórias dos dez finalistas serão divulgadas em matérias no jornal Folha do Mate.

>> Ao realizar a inscrição, o professor deve responder, entre outros, ao seguinte questionamento: dentro da sua realidade, como você procura fazer diferença para a educação?

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateObjetivo do prêmio é valorizar profissionais que fazem a diferença na educação
Objetivo do prêmio é valorizar profissionais que fazem a diferença na educação

Categorias

- Professor de educação Infantil (dois finalistas)
- Professor de ensino fundamental - anos iniciais (dois finalistas)
- Professor de ensino fundamental - anos finais (dois finalistas)
- Professor de ensino médio (dois finalistas)
- Professor de Educação de Jovens e Adultos (um finalista)
- Professor de educação especial (um finalista)

Sobre o prêmio

- As inscrições para o prêmio 'Adiante, professor' são gratuitas e ocorrem pelo site www.folhadomate.com, até 2 de junho, às 12h. Veja o regulamento completo.

- Podem participar do concurso professores de educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo docentes de EJA e educação especial, que atuem na rede pública ou particular de Venâncio Aires.

- Ao fazer a inscrição, o docente deve indicar uma escola de referência, mesmo que atue em mais de uma instituição.

- Além de dados pessoais e sobre a formação, a inscrição inclui um breve relato da história do professor, apresentando os motivos da escolha da sua profissão, assim como ele deverá explicar como, dentro da sua realidade, procura fazer a diferença na educação.

- A avaliação será realizada, inicialmente, por meio das fichas de inscrição, com seleção de dez finalistas. 

- Posteriormente, ocorrerá etapa de visitas, por meio da qual a comissão avaliadora definirá o professor destaque do prêmio 'Adiante, Professor'.

- Os dez finalistas receberão medalhas e certificados, além do prêmio principal, que será entregue ao professor destaque, durante a Feira do Livro de Venâncio Aires, a ser realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro.