fechar

Começa o curso de bacharelado em Agroecologia, na Uergs

por: Assessoria de Imprensa
Data: 15/03/2019 | 20:00

Começaram nesta semana as aulas do primeiro curso de bacharelado em Agroecologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na unidade de Santa Cruz do Sul. A graduação é fruto de parceria entre a instituição de ensino e a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícola (Agefa).

Ao todo, 29 estudantes, incluindo venâncio-airenses, integram a primeira turma do curso, com duração de oito semestres. O ingresso na universidade ocorreu via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

As aulas ocorrerão na Uergs e também haverá momentos de formação na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), com atividades na lavoura. 'Esse é um dos atrativos para esse curso, pois precisamos aliar teoria e prática em tudo na nossa vida e nos estudos não é diferente', considera o agricultor familiar Valderi de Moura, que retomou os estudos depois de 30 anos, ao lado da filha Taís.

Foto: Antelmo Stoelben / DivulgaçãoAula inaugural ocorreu na noite de segunda-feira, 11. Turma é formada por agricultores e moradores da região
Aula inaugural ocorreu na noite de segunda-feira, 11. Turma é formada por agricultores e moradores da região

O coordenador do bacharelado em Agroecologia, José Schmitz, destaca o fato de o curso ter sido elaborado e pensado por várias pessoas da região, que trabalham na área há anos. 'Isso nos dá muita força para iniciar esse novo desafio, que é ofertar o bacharelado em Agroecologia para a juventude do campo dessa região.'

Para o presidente da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícola, Anderson Richter, o início do curso é um marco na defesa da agroecologia no Vale do Rio Pardo. 'Estamos muito felizes com esse passo que a Agefa dá rumo ao ensino superior, focando na oferta de um curso para atender as demandas da juventude do campo', salienta.