fechar

Aos 73 anos, Noely comemora formatura em Direito pela Unisc

por: Cassiane Rodrigues
Data: 09/03/2019 | 09:00

Na noite deste sábado, 9, 45 formandos recebem a colação de grau dos cursos de Administração e Direito da Unisc Venâncio Aires. Entre eles, Noely Sausen Stein que, segundo ela, 'é mais velha até que os professores'.

Aos 73 anos, após atuar por 46 anos como professora, Noely se forma em Direito. No início da carreira atuou na alfabetização e turmas multisseriadas na rede municipal de Venâncio Aires. Depois, cursou graduação de Geografia, História e Organização Política, todas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Noely se aposentou, ficou dois anos fora e retornou para a sala de aula. Passou por escolas de Mato Leitão, Soledade, Lajeado e concluiu a carreira como professora na Escola Odila da Rosa Scherer, do bairro União, no ano de 2012. 'Eu gostava muito de alfabetizar. Se voltasse para a sala de aula seria para isso', relata.

Foto: Vip Class / DivulgaçãoNoely conclui o quarto curso de graduação neste sábado
Noely conclui o quarto curso de graduação neste sábado

ESCOLHA
Sobre a escolha do curso, a formanda diz que não escolheu por dinheiro. Ela conta que presenciou a dificuldade que as pessoas têm, principalmente no interior, de encontrar um bom advogado e entender sobre os assuntos para poder reivindicar por seus direitos, muitas vezes. Noely conta que não está nos seus planos atuar como advogada, mas o objetivo é poder ajudar as pessoas de alguma forma. 'Eu sempre falei para os meus colegas que eu não ia concorrer com eles.', brinca.

Sobre o contato com a turma, ela diz que foi muito produtivo. 'Eu disse para eles que precisava da ajuda com a tecnologia e nos demos muito bem', afirma.
Noely é a oradora da turma e a expectativa é grande para a conclusão de mais uma fase. 'O discurso já está pronto faz muitos dias, quase decorei', diz. A intenção, agora, é cursar inglês. 'Eu viajo pro bastante para o exterior então agora quero fazer um curso intensivo para me alfabetizar no inglês', enfatiza.

ROTINA
Moradora de Vila Palanque, Noely é mãe de Camile, 34 anos, e Michele, 35 anos. Casada com Rubem Antônio Stein, 77 anos, ela garante: 'sou muito bem casada'. A formanda se considera uma pessoa muito ativa e diz que não dá para parar, o conhecimento está aí e as oportunidades de aprender devem ser apreciadas. Ela diz que faz academia três vezes por semana e caminha diariamente de Palanque até Linha Travessa.