fechar

Abertas as cortinas do saber no Fórum da Educação

Evento começou ontem, onde nos pronunciamentos, o destaque foi no sentido de primar pela democratização do saber

por: Maicon Nieland | Edição: Fernando Uhlmann
Data: 10/04/2014 | 17:41

Ao soar da corneta do professor Paulo Schonart, o Fórum da Educação abriu as portas para o ensino de professores e demais envolvidos com a formação da comunidade escolar. A solenidade que iniciou às 19h10min de ontem, foi acompanhada pelos 750 inscritos para o evento na Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova).

A 6ª edição internacional e 10ª nacional do fórum, que segue até o sábado, 12, pela manhã, foi prestigiada também por lideranças políticas municipais e regionais. Na mesa oficial, formaram o grupo de autoridades o prefeito, Airton Artus; a secretária municipal de Educação, Rosange Lehmen de Moraes; a secretária adjunta da pasta, Rosane Jungblut e a coordenadora pedagógica, Alice Theis.

Ainda compuseram a mesa, o presidente da Câmara de Vereadores, José Cândido Faleiro Neto (PT); o 2º promotor de justiça da Promotoria, Fernando Buttini; a Juíza de Direito Márcia Inês Doebber Wrasse, titular da 3ª Vara de Justiça do Fórum de Venâncio Aires e o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Valdomiro Luiz da Rocha.
Estiveram ainda na abertura as soberanas da 13ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). A rainha Luana Schonart se pronunciou, ao lado das princesas Deise Mahl e Thaísi Pereira, fazendo um convite para todos os presentes. Nas pastas com a programação do fórum entregues aos inscritos, foi anexado um folder com todas as atrações da Fenachim.

Pronunciamentos

Em sua fala de abertura, Rosange de Moraes destacou entre pensadores e filósofos, Aristóteles que disse: 'Todo homem por natureza deseja aprender'. Segundo ela, o conhecimento promove cidadania e um dos grandes desafios da sociedade é garantir a democratização do saber, com acesso do conhecimento para todos.
'Haverá ofício mais sagrado que o de educar?', questionou a secretária, ao se encaminhar para o final do pronunciamento. Ela encerrou fazendo um agradecimento pela presença de todos e o desejo de um excelente fórum.

Já o chefe do executivo, Airton Artus levou sua fala no sentido de desejar aos participantes que aproveitem o conhecimento dos palestrantes. 'Espero que este fórum mais uma vez cumpra a sua finalidade de trazer novidades e mostrar que é possível mudar o quadro que se apresenta hoje na educação brasileira.'
Ao término, Artus frisou que a Administração sempre teve um olhar atencioso para os professores. 'Mais do que nunca vamos apoiar os professores. Bom Fórum e bom proveito', concluiu Artus.

E ainda antes da conferência de abertura do fórum, os participantes puderam acompanhar a apresentação da dupla Beatriz Morsch no vocal e Paulo Schonart no violão. Em sincronia com os dois estava o personagem Papelito, interpretado pelo ator Sérgio Rosa, parafraseando escritores.

Para fechar à noite, com bom humor e trazendo cenas do cotidiano dos docentes, o professor doutor Leandro Karnal fez a conferência 'Quem ensina e quem aprende? Dialogando com os Saberes'. Detalhes desta palestra a Folha do Mate trará na edição impressa de amanhã e durante o programa de radiojornalismo, Folha no Ar em parceria com a Interativa 98.1 FM.