fechar

Venâncio-airense é homenageado do 1º Sarau da Poesia Gaúcha

por: Beatriz Colombelli
Data: 29/03/2019 | 18:00
Fenachim

Natural de Venâncio Aires, o multipremiado declamador, Romeu Weber, 63 anos, radicado desde setembro de 1982, na cidade de Osório, será o homenageado do 1º Sarau da Poesia Gaúcha, realizado pelo CTG Chaleira Preta, com apoio da organização da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), no dia 5 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão. A informação é do idealizador do festival Eagro Müller.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoRomeu Weber será o primeiro homenageado
Romeu Weber será o primeiro homenageado

O venâncio-airense, tornou-se um ícone na arte declamatória e referência para as gerações. Como destaca, a também reconhecida declamadora LiLiana Cardoso.

"Falar em Romeu Weber é falarmos da sua própria trajetória entre a poesia o festival e a estrada. Premiado nos mais importantes Rodeios Nacionais e Internacionais do Rio Grande do Sul e do Brasil. Traz no poder de sua criação a Sesmaria da Poesia Gaúcha, um dos maiores festivais de poesia do RS. Campeão da Vacaria, campeão como Melhor Intérprete em diversos festivais de Poesia" destaca, Liliana.


Liliana Cardoso reforça a sua admiração destacando que "Romeu Weber traz na sua voz emblemática o diferencial da alma onde o seu coração bate quando se propaga as suas cordas vocais na tonalidade do que nos é necessário, à poesia. São incontáveis teus prêmios, Romeu Weber, mais a essência e a raiz que você nos deixa, isto é um legado para as próximas gerações." De acordo com Eagro, Weber ficou muito feliz com a lembrança e diz que estará em Venâncio Aires, na próxima semana.

Mais uma vez muito obrigado pela lembrança. Sempre no meu currículo nunca deixei de citar que sou de Venâncio Aires. Tenho muito orgulho de dizer que sou da terra do chimarrão, "

ROMEU WEBER - declamador 

QUEM É O HOMENAGEADO?

ROMEU WEBER , natural de Venâncio Aires, reside em Osório-RS desde 1982.

Um dos declamadores mais premiados do Rio Grande do Sul; vencedor de vários Rodeios Internacionais, dentre eles, tricampeão do Rodeio Internacional da Vacaria.

Melhor intérprete de diversos Festivais de Poesia. Destacamos Bivaque da Poesia Gaúcha, Campo Bom, vencedor por quatro vezes e 3º Esteio da Poesia Gaúcha/ 2017.

Um dos idealizadores da Sesmaria da Poesia Gaúcha e Sesmaria Estudantil.

Recebeu a homenageam pelo seu trabalho no Grupo de Arte Nativas Ilha Xucra, de Florianópolis.

Em 2008, foi agraciado com o título de Cidadão Osoriense, pela Câmara de Vereadores.
Em 2010 recebeu o título de 'Declamador da Década' pesquisa organizadapelo Blog 'Leo Ribeiro'.
Em 2017 recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.