fechar

Um fim de semana para respirar arte e cultura

por: Beatriz Colombelli
Data: 17/11/2018 | 09:30  Atualizado: 17/11/2018 | 09:00
Vivo

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) acelera o corações de prendas e peões que, após um ano de ensaios intensos, se encontram na final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A 33ª edição começou ontem, e se encerra neste domingo, 18, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e deve reunir cerca de 3 mil competidores, segundo o coordenador da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), Luiz Clóvis Viera, Região anfitriã.

Carro-chefe das competições, as Danças Tradicionais Forças A e B, com 80 grupos, que se iniciaram na noite de ontem, se entrelaçam com as demais modalidades individuais, de pares e de grupos, a partir de hoje. A exemplo disso, está a Chula, apresentada exclusivamente por peões. Modalidade que terá 36 concorrentes, chama atenção pelos sapateios, uma das características interpretativas, com seus mais diversos floreios e em ritmo de Vanera.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateLucas Gabriel Keller repassou todos os passos no tablado montado em casa e neste sábado, 17, estará no oficial do Enart
Lucas Gabriel Keller repassou todos os passos no tablado montado em casa e neste sábado, 17, estará no oficial do Enart

Um dos participantes que se chega à final, na modalidade, entre os 101 concorrentes das três classificatórias é Lucas Gabriel Keller, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, de Venâncio Aires.

Concorrentes
Lucas Keller que começou a dançar na Invernada Mirim, da entidade, aos 9 anos, conta que em 2009, durante uma Inter-regional realizada na Capital Nacional do Chimarrão, se encantou pela modalidade e, desde então, com apoio dos pais Raquel e Marcus Keller, tem buscado se aperfeiçoar. Embora tenha um instrutor para as orientações técnicas, na área da casa dele, um tablado especial está fixo para repassar os passos.

O jovem que participou em 2017, espera uma melhor classificação neste ano 'Espero pelo menos estar entre os 12 semifinalistas', destaca. Retornar ao palco, no domingo, 18, entre os seis à grande final, será o presente de aniversário, dia que completa 17 anos.

O município, ainda, será representado nas modalidades Intérprete Solista Vocal, com Paula Cristine Ilha e Leandro de Bittencourt; Declamação, Evelaine Andreia Barbian e Eagro Henrique Brenner Müller; Causo, Kelen Dewes; Conjunto Vocal, Lisane Freytag, Ricardo Fernandes, Paula Cristine Ilha e Leandro de Bittencourt (CTG Chaleira Preta). Do CTG Erva-Mate, também estão na final, Letícia Schmactenberg e Diego Teotonio Goethel, com Danças Gaúchas de Salão.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateLetícia Schmachtenberg e Diego Goethel participam da modalidade Danças Gaúchas de Salão
Letícia Schmachtenberg e Diego Goethel participam da modalidade Danças Gaúchas de Salão