fechar

Sábado de provas para prendas e peões da 24ª RT

por: Beatriz Colombelli
Data: 28/06/2014 | 09:48
 
Foto: Rafael Costa Produções Fotográficas / Folha do MateEncontro com o coordenador, Flávio Antônio Rodrigues, antes da Mostra Folclórica
Encontro com o coordenador, Flávio Antônio Rodrigues e departamento cultural
antes da Mostra Folclórica - primeira prova para prendas - realizada nesta sexta-feira, à noite

"Entre um mate e um compasso" e o cavalo por companheiro, as familias se entreveram neste sábado, 28, no Piquete Machry, na Capital do Chimarrão. Durante todo o dia, 19 concorrentes da 24ª Região Tradicionalista estão colocando à prova seus conhecimentos por meio da escrita, oralidade, artística e campeira. Peões e prendas realizam o 'vestibular' perante uma comissão avaliadora indicada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS). Organizado pelo Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição, entidade da atual 1ª Prenda Regional, Amanda Pradella, o concurso tem a supervisão do conselheiro do MTG, Andreas Finke.

A solenidade de abertura ocorreu, nesta manhã de sábado. Representando o prefeito Municipal, Airton Artus, o secretário de Cultura, Esportes e  Turismo, Lucas Ferreira destacou, que é muito importante ver o movimento criado e fortalecido dentro da comunidade, o qual traz benefícios aos participantes e enriquece a cultura do município, juntamente com os outros segmentos culturais. Destacou ainda, a preocupação da Administração Municipal em buscar programas que contemplem os movimentos culturais com sustentabilidade. Patroa da entidade anfitriã, Luce Carmen Mayer, falou do acolhimento a todos os participantes, enfatizando que todos devem se considerar vencedores por terem chegado até este momento. Pensamento reforçado por Andreas Finke, que disse da alegria, em ver seus alunos pré-mirins, hoje, estar concorrendo na categoria adulta.

Seis Municípios da 24ª RT estão representados nesta 45ª Ciranda Cultural de Prendas e 27º Entrevero Cultural de Peões, fase regional. A gestão 2014/15 será conhecida, neste sábado, à noite, quando ocorre as despedidas do atual prendado,durante fandango oficial, no mesmo local das provas. A indumentária oficial é de uso obrigatório, conforme os organizadores, para a pista de danças.

Promover cultura, incentivar nossos jovens é o nosso compromisso. E a prova do crescimento do movimento está na divulgação da imprensa. Flávio Antônio Rodrigues, coordenador da 24ª RT

Foto: Rafael Costa Produções Fotográficas / Folha do MateComissão avaliadora - 14ª RT
Comissão avaliadora - 14ª RT