fechar

Rotaract Club comemora 50 anos de voluntariado no mundo

por:
Data: 13/03/2018 | 13:25

Formado por jovens de ambos os sexos, com idade de 18 a 30 anos, o Rotaract Club completa, nesta semana, 50 anos de atuação mundial. O primeiro clube foi fundado em 13 de março de 1968 na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. 

Conforme informações do site do Rotaract Venâncio Aires, com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho de equipe e as relações internacionais, o clube reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Além de liderarem projetos com a comunidade ou em parceria com empresas, os rotaractianos buscam contribuir para diminuir problemas sociais.

Em Venâncio Aires, o clube atua há 29 anos e é composto por 18 associados e oito convidados. Um dos projetos mais conhecidos no município é o Dindinho, que já tem presença confirmada durante a programação da Magia da Páscoa. A entidade também realizará neste ano a segunda edição do Baile de Debutantes, que beneficiará 12 meninas de Venâncio Aires. 

Foto: Rotaract / Divulgação Uma das ações promovidas pelo Rotaract Clube é o Baile de Debutantes que foi realizado pela primeira vez no ano passado
Uma das ações promovidas pelo Rotaract Clube é o Baile de Debutantes que foi realizado pela primeira vez no ano passado

Além disso, o presidente do Rotaract Club Venâncio, Jardel Piffer, menciona outras ações desenvolvidas pela entidade, como a estruturação de um projeto junto à Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, o evento distrital que o clube irá sediar neste ano, com a presença de aproximadamente 200 pessoas e reconstrução da sala de aula da Emef Rui Ramos, de Linha Campo Grande. 'Estamos visando projetos voltados diretamente à comunidade. No momento, estamos retomando as atividades que começamos no ano passado na Emef Otto Gustavo Daniel Brands, voltado a hortas feitas com paletes suspensos', explica o presidente.

De acordo com Piffer, as comemorações dos 50 anos de existência do Rotaract Club no mundo se iniciaram ontem e se encerram no domingo, 18. Em cada dia da semana será feita a divulgação de fotos na página do clube com o material próprio da semana mundial. 'No Dindinho do dia 18 também vamos levar o material de divulgação', salienta.


 

DIA MUNICIPAL 

No ano passado, por meio de uma iniciativa da vereadora Tata Haussen de Oliveira (Rede Sustentabilidade) foi instituído pela Câmara de Vereadores o 'Dia Municipal do Rotaract Club e 'Dia Municipal do Rotaractiano', comemorado hoje. 

Jardel Piffer avalia a criação deste dia, que será comemorado anualmente, como uma forma de reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo clube no município. 'Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, promovendo importantes mudanças na vida das pessoas que são atendidas em nosso projetos', destaca. 

Para ele essa homenagem também serve para mobilizar. 'Também serve de estímulo para buscar sempre mais pela nossa cidade, promovendo projetos em áreas importantes.'


INTEGRANTES

1 Os associados do Rotaract Club têm idade que varia de 18 a 30 anos.

2 De acordo com o presidente do clube em Venâncio Aires, Jardel Piffer, as pessoas interessadas em participar da entidade, primeiramente devem preencher uma ficha de inscrição no site do Rotaract (www.rotaractvenancio.org).

3 Depois, os nomes serão lavados para as reunião onde serão divulgados. Em seguida, os interessados serão convidados para participarem das reuniões, na qual conhecerão cada comissão e a estruturação do clube.

4 Depois de três meses de participação, tanto em reuniões, quanto em atividades do clube, o convidado se torna associado, tendo, assim, um papel mais importante e com mais direitos.


 

CARGO NACIONAL

No dia 30 de junho, durante a Conferência Bidistrital de Rotaract Clubs, que ocorre em Venâncio, o membro do Rotarct Venâncio Aires, Samuel Neivel, assume o cargo de presidente do Rotaract Brasil na gestão 2018/19. Neivel é o primeiro venâncio-airense a assumir esse posto. Ele foi eleito durante a Conferência Nacional de Rotaract (Conarc) realizada de 25 a 29 de janeiro do ano passado, em São José do Rio Preto, São Paulo.