fechar

Marô Barbieri, é uma das escritoras esperadas para Feira do Livro

por: Ana Carolina Becker
Data: 14/05/2015 | 12:00
Vivo

Na programação da Feira do Livro divulgada ontem, estarão inúmeras obras do escritor Simões Lopes Neto, pois neste ano é comemorado seu biênio. E também escritores gaúchos, como, Marô Barbieri, natural de Bento Gonçalves, escritora e contadora de histórias. Foi patrona de 15 feiras do livro. Hoje ocupa a cadeira 15 da Academia Rio-Grandense de Letras. Participou como escritora convidada de eventos na Espanha, França, Bélgica, Chile e Uruguai. Tem 26 livros publicados, o último 'Pastoreio' de 2013.

A sua participação na 16ª Feira do Livro será trabalhada com uma releitura da lenda 'O Negrinho do Pastoreio', uma das obras mais famosa de Simões. Conforme a agente de cultura e lazer do Sesc, Lisiane Camargo, a autora faz uma releitura para as escolas, principalmente para o público jovem. 'Ela aborda o Negrinho como se ele estivesse nos dias atuais', explica.

Foto: Divulgação / Folha do MateMarô Barbieri é nome confirmado para a Feira
Marô Barbieri é nome confirmado para a Feira

Paulo Bocca também é atração na Feira. Escritor, contador de histórias, é natural de Canoas. Faz pesquisas sobre lendas do Rio Grande do Sul há mais de 20 anos para sua montagem de contação de histórias. A sua último montagem chama-se 'Fogueira de histórias' , onde trata das principais lendas regionais gaúchas.

O vocalista, cantor e compositor e escritor, Marcello Caminha retorna a Venâncio Aires para participar da Feira do Livro. Natural de Bagé, atua na música nativista desde 1985. Tem 12 discos gravados, 2 dvds e um livro publicado. A Orquestra Municipal deve levar seu encanto ao público que estiver pelos Pavilhões São Sebastião Mártir.
Confirmados estão dois teatros: 'O negrinho do Pastoreio' e 'O jardim dos livros'.

Folha realiza ações na Feira
A relações públicas, Andréia Pinheiro, ressaltou durante o pré-lançamento os eventos que serão realizados pela Folha do Mate durante a 16ª Feira do Livro. Entre as ações está a Brinquedoteca Pé da Letra e a Estante do Desapego. Além de realizar um bate-papo sobre os desafios de criar uma publicação. A equipe do caderno jovem Na Pilha! estará desenvolvendo uma gincana com as escolas e, novamente, estará com o espaço da Casa do Escritor Venâncio-airense. 'Além da cobertura jornalística, teremos a TV Feira, com boletins especiais no meio online sobre o evento. A programação completa será divulgada em breve', diz.

Importância da Biblioteca
Segundo o Secretário da Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, a biblioteca é a Feira do Livro durante todo o ano. É a partir dela que é organizada e que a Feira ganha forças. ' A Feira do Livro é a cereja do bolo. A comemoração que fizemos todos os anos, louvando o grande trabalho que vem sendo feito em Venâncio através da biblioteca pública e da Cidade Nova', explica.