fechar

Livros trazem a história e cultura afro-descendente

por: Carolina Schmidt
Data: 15/11/2015 | 16:00
viabol

A Literatura Brasileira traz inúmeras obras que tratam sobre a cultura negra, também conhecida como afro-brasileira. Neste mês, o assunto tem uma data para ser lembrada e levada para a reflexão: o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.

A Organização Não Governamental (ONG) Alphorria comercializa obras que traz aspectos da história afro-brasileira. São sobre as mulheres negras, crônicas, poemas, poesias temáticas, literatura infantil, religiosidade, biografias, aspectos sociais, entre outros. 'Muitas dessas obras foram escritas por negros. É importante que as pessoas de diferentes idades leiam para conhecer mais dessa cultura e da importância que tem para a construção do nosso país', destaca a diretora da ONG Ana Lúcia Landim.

Ela observa que os livros também podem auxiliar os professores e alunos quando a temática for trabalhada em sala de aula. 'Precisamos valorizar a cultura afro-brasileira que é específica e traz características únicas.' De acordo com Ana Lúcia, a ONG trabalha o ano todo com a temática afro-brasileira. 'Com isso, as pessoas nos procuram para saber mais sobre o assunto. Além de vender os livros, também realizamos palestras, eventos e capacitações para lembrar essa cultura.'

Os livros são vendidos por preços que vão de R$ 20 até R$ 45. Interessados em adquirir podem entrar em contato pelo telefone 3741-2731. Entre os títulos, estão: 'Negros Católicos ou Catolicismo Negro?' de Rubens Alves da Silva; 'Processos de (in) visibilidade do Sujeito Negro' de Viviane Weschenfelder; '21 textos para discutir preconceito em sala de aula' de Mozart Linhares da Silva; 'Fela' de Carlos Moore e 'Só as Mulheres Sangram' de Lia Vieira.

 Os livros perpetuam a cultura negra,
Ana Lúcia Landim, diretora da ONG Alphorria