fechar

Igreja Evangélica recebe turnê Duo Entre Cordas, na noite deste domingo

por: Rosana Wessling
Data: 10/03/2019 | 08:40
Fenachim
Foto: Walter Rosa / DivulgaçãoDaniel Vieira e Estela Kohlrausch se apresentam no domingo à partir das 19h
Daniel Vieira e Estela Kohlrausch se apresentam no domingo a partir das 19h

A violista gaúcha Estela Kohlrausch e o pianista paranaense Daniel Vieira estão em turnê pelo Rio Grande do Sul, com o espetáculo Duo Entre Cordas, realizando recitais e master classes. Venâncio Aires recebe o concerto neste domingo, 10, às 19h, na Igreja Evangélica. A organização do evento destaca que o ingresso será uma contribuição espontânea.

Os recitais são em homenagem ao músico, professor e compositor Fernando Mattos, que faleceu em novembro de 2018 e estava escrevendo uma peça para o duo. O repertório contará com a estreia mundial da Elegia para viola solo, composta por Lauro Pecktor em homenagem a Mattos, que foi professor de fundamentos da música, harmonia e análise musical na graduação em música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Também será tocada uma peça para piano solo composta por Mattos, além de obras do compositor brasileiro Marlos Nobre e do austríaco Franz Schubert. A realização da turnê faz parte da proposta do duo de levar a música de concerto para as cidades onde atuam e entorno. A ideia, segundo os artistas, é oportunizar à comunidade o acesso à música clássica ao vivo e conhecer canções e compositores brasileiros e contemporâneos.

Currículos

Estela Kohlrausch é natural de Sapiranga, iniciou seu estudo em viola no Instituto Ivoti. Possui especialização em diversos segmentos da cultura musical é licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou de diversos festivais nacionais e internacionais. É membro da Associação Brasileira de Violistas. Conta com passagens em diversas orquestras, incluvive na Orquestra de Câmara da Unisc, e hoje é professora de violino e viola. Além disso, integra o grupo porto-alegrense de música barroca "As Mulheres de Bah!" desde sua primeira formação.

Daniel Vieira é professor do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, em Uberlândia-MG. Doutor e mestre em Música pela UFGRS, em 2015 realizou um breve período de Residência Artística na Escola de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), em Porto, Portugal, abordando a interpretação de Lieder (canção de câmara alemã). Já se apresentou em várias cidades do Brasil e também no exterior. Atuou como pianista colaborador e pianista acompanhador do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfômica de Porto Alegre (OSPA).