fechar

Fotógrafa de Lajeado é inspiração para Selton Mello

por: Ana Carolina Becker
Data: 12/08/2017 | 18:30

Quando a lajeadense Tuane Eggers começou a fotografar aos 15, 16 anos, sem nenhuma pretensão, mal podia imaginar que todo o talento adquirido ao longo desses anos se tornaria o olhar de Luna, interpretada pela atriz Bruna Linzmeyer em 'O Filme da Minha Vida'. O longa-metragem, dirigido por Selton Mello, foi lançado no início deste mês e está em cartaz no Shopping Lajeado.

Foto: Pedro Gusmão / Divulgação A fotógrafa, Tuane Eggers, com o diretor, Selton Mello
A fotógrafa, Tuane Eggers, com o diretor, Selton Mello

Era com a câmera digital do irmão que a jovem de 27 anos fazia autorretratos no quintal de casa e publicava na internet. Aos 18 anos, Tuane percebeu, a partir de um convite para participar do filme Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho - lançado em 2010 -, que todo o olhar que tinha sobre a fotografia e as criações feitas ainda na adolescência era o que estavam buscando para o longa-metragem. Além de atuar como fotógrafa, ela também atuou na produção. 'Tudo me fez acreditar mais na potência das minhas fotografias como um trabalho'.

Natural de Lajeado, mas morando atualmente em Porto Alegre, ela conta que em 2015 recebeu a notícia de que o diretor Selton Mello estava querendo conversar com ela. 'Ele assistiu ao filme do Esmir e gostou muito, então foi buscar saber mais do meu trabalho e gostou do que viu de mais recente também. Quando conversamos, ele me falou sobre essa ideia de que meu olhar fotográfico fosse o da Luna em seu filme - e eu fiquei encantada', recorda.

Luna é uma das personagens principais do filme gravado na serra gaúcha e que se passa no ano de 1963, contando a história do jovem Tony Terranova, interpretado por Johnny Massaro, que precisa lidar com a ausência do pai, que deixou ele e a mãe para voltar a viver na França. Durante o filme, o personagem conhece Luna e também Petra, interpretada por Bia Arantes.

Foto: Tuane Eggers / Divulgação  Imagem foi produzida por Tuane Eggers para
Imagem foi produzida por Tuane Eggers para 'O Filme da Minha Vida'

Luna é fotógrafa, inspirada na lajeadense, e ao longo da produção diversas imagens feitas por Tuane aparecem nas gravações. Formada em Jornalismo, a jovem conta que algumas imagens utilizadas em 'O Filme da Minha Vida' já existiam antes da produção e outras foram feitas especialmente para a obra cinematográfica, como se fossem o olhar de Luna. 'Em 2015, fui até Bento Gonçalves para fazer essas imagens, em uma tarde de ensaio com a Bruna Linzmeyer e com o Johnny Massaro', comenta.
Os trabalhos da fotógrafa podem ser conferidos no site.