fechar

Festival do Churrasco e Chimarrão será em abril

por: Ana Carolina Becker
Data: 17/02/2017 | 11:00
Foto: Letícia Wacholz / Folha do Mate~l

Com o intuito de levar e reunir as famílias no Parque do Chimarrão, a Prefeitura de Venâncio Aires, juntamente com a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), organiza mais uma edição do Festival do Churrasco e Chimarrão. Será no dia 23 de abril, no Parque do Chimarrão.

Um encontro para tratar sobre o assunto foi realizada na terça-feira, 14, entre os realizadores e apoiadores, na sala de reuniões da Prefeitura. De acordo com o secretário de Cultura e Esportes, Saul Zart, ficou definido que o Rotary Chimarrão irá promover novamente a comercialização de cartões para o tradicional costelão.

Além disso, uma programação cultural e musical está sendo elaborada pela ATVA. Lembrando que a intenção do evento é reunir as famílias no Parque para que confraternizem, mas aquelas que não se interessarem na compra de cartões para o costelão, poderão preparar o próprio churrasco na parte baixa do Parque.

OFICIAL
O evento celebra a data do Dia do Churrasco e Chimarrão, determinada no dia 24 de abril a partir de um projeto de lei de 2003 do deputado Giovani Cherini (PDT), que fixou o dia no calendário gaúcho.

No município, a comemoração começou a ser celebrada em 2015, a partir da iniciativa da 1ª Prenda Juvenil do CPF Terra de Um Povo, Marina Mayer, através do projeto para o concurso de prendas da 24ª Região Tradicionalista, que Venâncio Aires ganhou um evento que se comprometeu em fazer parte da programação das famílias venâncio-airenses.
Durante reunião realizada na terça-feira, o prefeito Giovane Wickert manifestou interesse em criar um decreto que inclui o evento no calendário oficial do município.

RELEMBRE

Em 2016, o evento, que nasceu da sugestão de uma jovem tradicionalista, ganhou força, novos parceiros e, inclusive, ganhou lei municipal através de um projeto de lei de autoria da vereadora Helena da Rosa (PMDB), que institui o evento anual 'Mateada Municipal'. Na linha de frente desta programação está a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), que tem a missão de, anualmente, ser o elo entre todas as entidades e empresas parceiras.

Iniciativa

O evento tem realização da Prefeitura e ATVA com parceria da Folha do Mate, Rádio Terra FM, Rotary Chimarrão, Sesc, Escola do Chimarrão, Sindicato da Indústria do Mate no Rio Grande do Sul (Sindimate), Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e apoio de novas entidades, como a RVA.