fechar

Festival de Balonismo terá provas nos 'ares'

Evento ocorre nos dias 28 e 29, no Parque do Chimarrão

por: Ana Carolina Becker
Data: 07/10/2017 | 17:00
Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.

Venâncio Aires vai sediar, nos dias 28 e 29, o primeiro Festival de Balonismo do município. A programação, que ocorre no Parque do Chimarrão, aliada a diversas atividades, contará com a presença de dez balonistas vindos de todo o Rio Grande do Sul. A entrada no Parque é gratuita. Os voos de balão custam R$ 350, por pessoa, já estão sendo comercializados.

Além de olhar os balões de perto, o público terá a oportunidade de acompanhar provas de balonismo, que serão realizadas no sábado e no domingo, às 17h. Nos dois dias, os balões também vão sobrevoar o município, às 7h30min.

Responsável técnico das provas, o venâncio-airense Sérgio Luís Jung, de 47 anos, comemora a vinda do Festival ao município. 'Aquelas pessoas que não têm a oportunidade de ver um evento em Torres, poderão ter a chance de ver aqui', comenta.

A primeira prova que ocorre, no sábado, é chamada de 'Caça Raposa'. Segundo Jung, a saída dos balões ocorre do Parque, onde um primeiro balonista decola e somente cinco minutos depois é liberado para o restante decoração. 'O balão raposa depois de voar uns 40 a 50 minutos vai pousar em algum lugar. Quem conseguir se aproximar o máximo do balão ganhará a prova', enfatiza. A atividade que ocorre no domingo é chamada de 'Venax' e seguirá o mesmo estilo da primeira.

Paixão pelo balonismo
O apreço e a paixão pelo balonismo começaram muito antes da compra do balão que deixou o céu de Venâncio Aires mais colorido. Sérgio Luis Jung, natural do município, está envolvido com o balonismo há mais de um ano, no entanto, há 14 anos, ele conta que em um feriado de Dia do Trabalhador, em 1º de maio, assistiu pela primeira vez ao Festival de Balonismo de Torres. 'Aquilo chamou muita atenção para toda família. Foi amor a primeira vista', diz.

Nunca tendo visto balões de perto, essa foi a 'porta' para uma nova descoberta: 'Desde então começamos a ir em todos festivais de balonismo em Torres', recorda.


Folha do Mate - O que significa voar?
Sérgio Luis Jung - É uma bênção de Deus poder voar e ver as cidades de cima. É uma paz um silêncio. Só quem voa sabe dizer o que é. Já levei muitas pessoas para passeios. Já levei minha mãe com mais 70 anos para voar e também adorou. Todos ficam encantados e querem repetir outras vezes. Voar é tudo de bom.

Competições que já participou
- Festival Torres 2017
- Campeonato brasileiro São Paulo 2017

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate'Aquele senhor que mora lá longe no interior, aquela vovó que nunca pensava em ver balão de perto, terão a chance de ver com o festival aqui
'Aquele senhor que mora lá longe no interior, aquela vovó que nunca pensava em ver balão de perto, terão a chance de ver com o festival aqui" - Sérgio Luís Jung

Mesmo ainda não tendo conquistado o primeiro lugar em nenhuma competição, Sérgio Jung conta que está se destacando nas provas. Na primeira participação, ficou em 19º lugar em uma competição com 41 balonistas. Além disso, no evento de São Paulo ficou em algumas provas em 1º e 2º lugar.

Características do balão
-Tamanho - 2.220 metros cúbicos
-Levanta voo com 550 quilos com tolerância de 5%, ficando em 577 quilos
-O balão é multicolorido


Como voar?
Os voos panorâmicos estarão à disposição do público pelo valor R$ 350. Com duração média de 1h, esse passeio será uma das atrações do evento e terá organização técnica da Trip Balonismo Aventura, empresa especializada em voos panorâmicos de instrução. Os voos ocorrem duas vezes por dia, sempre no inicio da manha e fim do dia. Reservas já podem ser feitas através do telefone (51) 984255374 ou através do e-mail contato@tripbalonismo.com.br.