fechar

Escolas de Taquari e Porto Alegre abrilhantam Carnaval de Venâncio

por: Cassiane Rodrigues
Data: 24/02/2019 | 12:00
Fenachim

Faltando uma semana para o primeiro desfile do Carnaval de Rua de Venâncio Aires, as escolas intensificam ensaios para fazer bonito na Rua Grande. Neste ano, além de quatro agremiações do município - Malandros do Ritmo, Acadêmicos do Samba Négo, Fiel Tribo Guarani e Unidos da Vila Freese -, duas escolas vindas de outros municípios participam dos desfiles.

A Sociedade Carnavalesca Irmãos da Opa, de Taquari, e a União da Vila IAPI, de Porto Alegre, dão início à proposta de se ter um Carnaval Regional no município. Segundo o assessor da Secretaria de Cultura e Esportes, Saul Zart, escolas de outras cidades já participaram do desfile de Venâncio Aires, mas há muitos anos. 'É um começo para transformarmos nossa festa em Carnaval Regional e nos tornarmos referência para atrair o público da região', afirma.

A participação das escolas de fora fechará a noite de desfiles do sábado, 2 de março, e segunda-feira, 4. Na primeira noite, descem a Rua Grande a Malandros do Ritmo, Acadêmicos do Samba Négo, Fiel Tribo Guarani, Unidos da Vila Freese e Irmãos da Opa, de Taquari. Já na segunda noite, os desfiles seguem com Unidos da Vila Freese, Fiel Tribo Guarani, Acadêmicos do Samba Négo, Malandros do Ritmo e União da Vila do IAPI, de Porto Alegre.

Foto: Divulgação / Divulgação Carnavalescos de Porto Alegre prometem um grande show
Carnavalescos de Porto Alegre prometem um grande show

IAPI fará show com mescla de carnavais anteriores
A União da Vila do IAPI, de Porto Alegre, tem 38 anos de atuação e traz em torno de 120 integrantes para Venâncio Aires. Esta é a primeira vez que Venâncio recebe uma escola da Capital. Segundo o diretor de Carnaval da agremiação, Jorge Sodré, o desfile deve ser uma mescla de carnavais anteriores. 'Vamos fazer um show, então não apresentamos o tema do ano, vamos cantar outros sambas marcantes de nossa autoria', diz.

Temas como o Cinquentenário de Brasília, Botecos do Natalício e História do Arroz serão alguns dos sambas tocados. 'Vamos com os principais destaques da escola e com uma grande bateria para animar a noite', destaca. A escola vem pela primeira vez a Venâncio, mas já participou do Carnaval de vários outros municípios do Rio Grande do Sul. 'É um orgulho fazer parte deste Carnaval que está crescendo cada vez mais', completa Sodré.

'Enquanto algumas cidades estão deixando de fazer a maior festa popular, Venâncio Aires está incentivando e cada vez crescendo mais.'
JORGE SODRÉ
Diretor de Carnaval da União da Vila do IAPI

Foto: Divulgação / DivulgaçãoCasal de mestre-sala e porta-bandeira participam do desfile na Capital do Chimarrão
Casal de mestre-sala e porta-bandeira participam do desfile na Capital do Chimarrão

Irmãos da Opa canta a vida de Eraci Rocha
A Sociedade Carnavalesca Irmãos da Opa, de Taquari, tem 63 anos de atuação e vai enfatizar na Rua Grande a temática que aborda a vida do cantor nativista taquariense Eraci Rocha. Cerca de 150 integrantes participam do desfile na Capital do Chimarrão.

Foto: Divulgação / Divulgação Cerca de 150 integrantes devem participar do Carnaval de Venâncio Aires
Cerca de 150 integrantes devem participar do Carnaval de Venâncio Aires

Segundo o presidente da escola, Ivan Marcelo dos Anjos, a agremiação vem com os destaques de chão e carros, sambistas, porta-estandarte mirim e adulto, dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, mais equipe técnica e de apoio.

O desfile em Venâncio marca o retorno da escola na participação de carnavais de outros municípios. 'Queremos levar muito samba, muito brilho, muita alegria e mostrar o Carnaval de nossa cidade, que já foi um dos melhores da região', diz.

Foto: Divulgação / Divulgação Carnavalescos vão cantar a vida do músico nativista Eraci Rocha, natural de Taquari
Carnavalescos vão cantar a vida do músico nativista Eraci Rocha, natural de Taquari