fechar

Dia de matear na Praça da Matriz: atividades que iniciaram nesta manhã seguem à tarde

por: Beatriz Colombelli
Data: 24/04/2015 | 11:30
viabol

Cuias de todos os tamanhos, costelão assado à moda campeira, aplausos e homenagens pediram 'corda' nesta sexta-feira, 24, para homenagear dois símbolos do gaúcho - o churrasco e o chimarrão. Evento levou assinatura da 1ª Prenda Juvenil do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, Marina Mayer, 15 anos, que vai participar da Ciranda Cultural de Prendas, na 24ª Região Tradicionalista.

Com a temática 'Pelos caminhos do Mate, preservando o passado, construindo o futuro', o projeto da jovem, parte de orientação do Movimento Tradicionalista

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateGabriela Markus participou de atividades nesta manhã, no projeto no centro de Venâncio
Gabriela Markus participou de atividades nesta manhã, no projeto no centro de Venâncio

Gaúcho (MTG), com base na diretriz CTG núcleo de fortalecimento da cultura Gaúcha. As atividades realizadas alusivas ao Dia do Churrasco e do Chimarrão, segundo Marina, tem por objetivo homenagear esta cultura que é cultivada com muita força na Capital do Chimarrão.

Mateando com as gaúchas

Momento especial ocorreu, entre as programações, no 'Mateando', da Folha do Mate. A prosa foi conduzida pela ex-rainha da Fenachim e editora da Folha do Mate, Letícia Wacholz, que recebeu a Miss Brasil 2012, e secretária-adjunta de Turismo Gabriela Markus e a promotora do evento, Marina Mayer. As gaúchas falaram sobre cultura, turismo, projetos e a importância de cultivar o hábito do chimarrão que a partir da erva-mate, fomenta a economia da região e também do Rio Grande do Sul.

Autoridades municipais e tradicionalista participaram da abertura do evento que transcorrerá durante todo o dia, na Travessa São Sebastião, com a participação da Escola do Chimarrão e parceiros.

Durante a amanhã, após abertura oficial do evento, que contou com os pronunciamentos de Marina Mayer, Gabriela Markus e do prefeito de Venâncio, Airton Artus, ainda foi realizada uma palestra com a nutricionista Sinara Preuss, sobre os benefícios do chimarrão. 

Saiba mais sobre o Mateando Especial do Dia do Chimarrão

Clique aqui e confira as imagens das atividades realizadas durante a manhã

 

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateMarina Mayer é a idealizadora do evento que ocorre ao longo do dia na Praça da Matriz
Marina Mayer é a idealizadora do evento que ocorre ao longo do dia na Praça da Matriz