fechar

Dia das Mães comemorado com danças tradicionais na Fenachim

por: Beatriz Colombelli
Data: 12/05/2019 | 23:44

No último dia da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), neste domingo 12, Dia das Mães, as danças tradicionais reuniram 23 Invernadas da região, no III Rodeio Artístico da Fenachim. Evento promovido pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), com apoio da organização da festa. Segundo o presidente da ATVA, Dalmo Inácio Mayer, cerca de 300 participantes passaram pela Pista Super Lenz, durante todo o dia.

Fotos: Beatriz Colombelli / Folha do Matexx
Fernanda Frömming, Elton Morais de Oliveira (centro da foto), com a filhinha Lavinia comemoraram o Dia das Mães, no III Rodeio Artístico da Festa Nacional do Chimarrão, no encerramento do evento

Com apoio das entidades associadas, coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Luce Carmen da Rosa Mayer e prendado regional, na organização, o evento foi avaliado como "um ótimo evento", segundo o presidente. "Mesmo sendo Dia das Mães os grupos vieram à nossa festa e o rodeio foi sucesso", reafirmou.

Entre as famílias presentes, Fernanda Frömming, o esposo, Elton Morais de Oliveira, com a filhinha Lavínia de 1 ano e 1 mês, nome da rainha da Fenachim. Eles integram o grupo Candeeiros da Amizade, de Vera Cruz e levaram o terceiro lugar com o grupo Veterano e segundo com a Invernada Adulta. Quem também comemorou o Dia das Mães, na festa com Sabor do Rio Grande, foi a mamãe Mara Steffens, acompanhado do esposo, Fabio Fleck, que torceram pelo filho Bernardo Fleck, 8 anos. O Piá dança no Centro de Tradição Gaúcha Querência do Arroio do Meio, de Arroio do Meio, desde a Invernada Dente de Leite.

Na abertura do evento, a presidente da Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck, deu às boas-vindas  aos visitantes, relembrando também sua trajetória como integrante do CTG Erva-Mate,  e o crescimento do Movimento Gaúcho, desde então. Elogiou o trabalho do tradicionalista Diego Goethel, coordenador cultural da Fenaachim e parabenizou as mães. Prefeito Giovane Wickert também se pronunciou reforçando a importância do tradicionalismo em Venâncio Aires e destacou também o crescimento na Capital Nacional do Chimarrão e 24ª RT.  Em nome da ATVA, Luce Carmen Mayer, agradeceu aos organizadores da Fenachim pelo apoio ao evento destacou o acompanhamento das famílias, especialmente, no dia às Mães, pelo Dia a elas dedicado.

Os vencedores, até o quinto lugar, foram anunciados às 18h, deste domingo, e receberam troféus e premiação em dinheiro, com a presença do secretario municipal de Cultura Henrique Silva.

xx
Familias de Encruzilhada do Sul, CTG Rodeio de Encruzilhada, que acabou levando o título de campeã com a Invernada Mirim

RESULTADOS

x
Invernada Pré-Mirim do CTG Erva-Mate
xx
1º lugar: CTG Rodeio de Encruzilhada, Encruzilhada do Sul (5ª RT)

2º lugar: CTG Chaleira Preta - Venâncio Aires (24ª RT)

3º lugar: CTG Lanceiros de Santa Cruz, Santa Cruz do Sul (5ª RT)

4º lugar: CTG Erva-Mate, Venâncio Aires (24ª RT)

5º lugar: CTG Querência do Arroio do Meio, Arroio do Meio (24ª RT)

Juvenil

x
1º lugar: CTG Erva-Mate, Venâncio Aires (24ª RT)

2º lugar: GAN Anita Garibaldi, Encantado (24ª RT)

3º lugar: CTG Rincão da Alegria, Santa Cruz do Sul (24ª RT)

4º lugar: CTG Chaleira Preta, Venâncio Aires (24ª RT)

5º lugar: GF Essência da Tradição, Venâncio Aires (24ª RT)

Adulta

x
1º lugar: CTG Tropilha Farrapa, Lajeado (24ª RT)

2º lugar: CTG Candeeiro da Amizade, Vera Cruz (5ª RT)

3º lugar: CTG Chaleira Preta, Venâncio Aires (24ª RT)

4º lugar: CTG Rincão da Alegria, Santa Cruz do Sul (5ª RT)

5º lugar: DTG Piazito da Tradição, Venâncio Aires (24ª RT)

Veterana

xx
1º lugar: CTG Rincão da Alegria, Santa Cruz do Sul (5ª RT)

2º lugar: CTG Querência do Arroio do Meio, Arroio do Meio (24ª RT)

3º lugar: CTG Candeeiro da Amizade, Vera Cruz (5ª RT)

4º lugar: GF Essência da Tradição, Venâncio Aires (24ª RT)

5º lugar: CTG Erva-Mate, Venâncio Aires (24ª RT)