fechar

Candidatas a rainha do Carnaval Municipal serão conhecidas dia 17

por: Letícia Wacholz
Data: 08/01/2019 | 19:04

A "temporada" de escolha das cortes do Carnaval, tanto da cidade, quanto do interior, está aberta. No dia 17 ocorrerá o lançamento do baile de escolha da rainha e princesas do Carnaval Municipal e a apresentação das candidatas.

Ao todo, oito jovens disputarão as coroas, representando escolas de samba do município. Segundo a vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires, Jaqueline Gonçalves dos Santos, o evento de lançamento, em parceria com a Prefeitura, ocorrerá no Bar Barão & Prosa, a partir das 19h30min, em evento aberto à comunidade.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateKarina e Jaqueline integram a comissão de organização do concurso
Karina e Jaqueline integram a comissão de organização do concurso

Já a escolha da corte está agendada para 9 de fevereiro, no ginásio Santa Rita de Cássia, e promete novidades. De acordo com Jaqueline, o evento de escolha será inspirado na temática "Das Origens do Carnaval à Paixão e Tradição da Terra do Chimarrão". O tema, segundo Karina Lopes, que integra a comissão organizadora, parte de uma pesquisa realizada pela mãe dela - a historiadora Clara Lopes - e resgata a origem do Carnaval, a chegada dos primeiros imigrantes até a formação atual da população de Venâncio Aires.

Para o desenvolvimento desta temática foram convidadas oito pessoas da comunidade, diretamente envolvidas na cultura local e cada uma representará uma origem ou etnia. A vice-presidente da Liga explica que no dia 17 será realizado um sorteio entre as candidatas e no dia da escolha elas farão uma apresentação cultural para os jurados, usando um objeto ou símbolo que os representantes destas culturas indicou.

A atual corte é formada pela rainha Thaís Acosta e pelas princesas Sandriele da Silva Soares Hammes e Évelin Fabiane Pacheco Heller.

Todas as candidatas usarão o mesmo figurino no dia da escolha da corte, programada para 9 de fevereiro, no ginásio Santa Rita de Cássia, no bairro Gressler.

Representantes das culturas

Alemã: Jairo Bencke
Italiana: Joice Battisti Gassen
Indígena: Rodrigo Baracy
Árabe: Claudia Hamid
Negra: Sérgio Rosa
Japonesa: Mitsuo Okajima
Portuguesa: Carla Inês Schwaickhardt
Senegalesa: Cherif Toure

Datas:

26 de janeiro - escolha da corte do Carnaval Adulto do Interior
3 de fevereiro - escolha da corte do Carnaval Infantil do Interior
9 de fevereiro - escolha da corte do Carnaval Municipal