fechar

Candeeiro oficial recebe Chama Crioula

por: Beatriz Colombelli
Data: 13/09/2018 | 22:19
Vivo

Entidades filiadas à Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes do município, realizaram na noite desta quinta-feira, 14, a fusão das centelhas da Chama Crioula, em Venâncio Aires.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate Oito centelhas formaram o candeeiro oficial
Oito centelhas formaram o candeeiro oficial

O ato abriu, oficialmente, os festejos farroupilhas na Capital Nacional do Chimarrão. Gerada e distribuída na cidade de Iraí, no dia 11 de agosto, o símbolo maior dos gaúchos foi conduzido "a pata de cavalo", às querências, e a partir de agora é reverenciado durante as comemorações, nos galpões e acampamentos.

FUSÃO

A solenidade ocorreu no Galpão Morada Velha, no Parque Municipal do Chimarrão, com a presença do prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, o presidente da ATVA Dalmo Inácio Mayer, patrono dos festejos farroupilhas do município, Oli Joaquim Franco, autoridades municipais e tradicionalistas. As centelhas foram conduzidas ao local pelos representantes das entidades e unificadas no candeeiro oficial do município.

O jovem Tiago Porto, violão e voz, acompanhado por seu pai, na gaita, promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, entoaram o Hino do Rio Grande do Sul, no encerramento do cerimonial. Eles também se integraram às apresentações artísticas realizadas pelas entidades. Jantar de integração ocorreu entre os participantes.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate Oli Franco recebeu a homenagem como patrono da Semana Farroupilha de Venâncio Aires
Oli Franco recebeu a homenagem como patrono da Semana Farroupilha de Venâncio Aires

NA SEMANA
Neste ano, as atividades realizadas durante a Semana Farroupilha se voltam, basicamente, aos galpões e acampamentos. O reencontro das 13 entidades associadas à ATVA, vai ocorrer no desfile temático, dia 20 - Dia do Gaúcho - na rua Osvaldo Aranha. Com base no tema estadual "tropeirismo", os tradicionalistas levam para o desfile oito subtemas que contam um pouco da trajetória dos tropeiros no Rio Grande do Sul. 

O tradicionalismo é muito forte no município, e nos queremos somar forças para unir e fortalecer ainda mais as entidades tradicionalistas. E o presidente da ATVA Dalmo Mayer, declarou que vai se reunir com o Secretário de Cultura, Henrique Silva para juntos pensar novas ações para 2019."

GIOVANE WICKERT

Prefeito

 PROGRAMAÇÃO

Hoje

8h30min: Início do tradicional "Encontro das Escolas", atividades artísticas-culturais e almoço. Participação do prendado da entidade e 24ª Região Tradicionalista 
Realização: CTG Lenço Branco - Sede, Linha Cerro dos Bois
18h às 19: Bolicho 105 - Rádio Terra FM
20h: Tertúlias
Realização: PQT Parceira Campeira - Parque Municipal do Chimarrão
20h: Inauguração da Brinquedoca e jantar
Realização: CTG Chaleira Preta - Sede, Linha Bem Feita
20h: jantar de confraternização entre as famílias
Realização: PQT Regalo Campeiro - Sede, Linha Arroio Grande

Sábado, 15
Manhã: Início da 9ª Festa campeira - Parque Municipal do Chimarrão
20h: Tertúlia Gaúcha e acampamentos
Realização: PQT Parceria Campeira
Durante o dia: Participação em Mateada na cidade de Progresso; apresentação na Escola Infantil Gente Miúda, Venâncio Aires
Realização: CTG Erva-Mate

Domingo, 16
Continuação da festa campeira, tertúlia e mateada
9h30min às 13h - Programa Alma Crioula da Terra FM - direto do Parque
Realização: PQT Parceria Campeira