fechar

Artesãos definem datas das feiras do primeiro semestre

por: Cassiane Rodrigues
Data: 21/02/2019 | 18:35
Fenachim
Foto: Divulgação / Turismo PMVA Programação conta com quatro feiras neste primeiro semestre
Programação conta com quatro feiras neste primeiro semestre

Na noite de segunda-feira, 18, os integrantes do Programa Municipal do Artesanato se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo para definir o cronograma de atividades do primeiro semestre do ano.

Segundo a coordenadora do Departamento de Turismo - órgão responsável pela organização das atividades do programa -, Angélica Diefenthäler, ficaram definidas quatro datas para realização das feiras de artesanato na Praça Evangélica.

Nos dias 9 de março, 6 e 13 de abril (alusivas à Páscoa) e 8 de junho, os artesãos vão expor seus trabalhos das 8h às 17h. No mês de maio, o programa vai participar da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).

IDEIA
Durante o encontro - que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilson Lehmen -, surgiu a ideia de promover feiras de artesanato aos domingos, na quadra da Igreja Matriz. 'A ideia é que sejam feitas feiras menores, sem gazebo', afirma Angélica.

A proposta será estudada pelo departamento junto com os artesãos. Conforme aceitação, em março deve ser feita uma primeira feira para teste.

Participação
O Programa Municipal do Artesanato conta com 54 artesãos ativos. Após a realização da assembleia de segunda-feira foram dadas baixas em alguns cadastros de pessoas que não compareceram e não mandaram justificativa.O programa foi criado em 2009 e tem por objetivo fomentar a geração de renda e a valorização do artesanato local.

As feiras de artesanato já são tradicionais na cidade e realizadas mensalmente no centro. O programa reúne artesãos com diferentes habilidades manuais e técnicas em artesanato.