fechar

Acervo de livros para incentivar a leitura

por: Assessoria de Imprensa
Data: 15/06/2017 | 10:03

Cinco escolas Venâncio Aires irão receber a partir de hoje até o dia 21 de junho, o projeto 'Estante de Histórias', uma iniciativa da VR Projetos Culturais e Sociais, viabilizada através da lei de incentivo à cultura Rouanet e que tem patrocínio da Alliance One Brasil.

Foto: Divulgação Em Venâncio, cinco escolas irão receber o projeto
Em Venâncio, cinco escolas irão receber o projeto 'Estante de Histórias'

A proposta contempla 50 livros infantis, sendo dois exemplares de cada título e diversos adereços para a contação de histórias, facilitando o trabalho de professores e bibliotecários. As escolas contempladas são: Sebastião Jubal Junqueira e Cristiano Bencke, as EMEFs Nossa Senhora de Fátima, João Candido de Moura e Dom Pedro II.

Os educandários também irão receber cartilhas de atividades para os professores e no dia 22, na Secretaria de Educação de Venâncio Aires ocorre uma atividade de mediação de leitura com aproximadamente 50 os professores da rede pública municipal, ministrado pela escritora Marô Barbieri, professora e autora de livros infantis e infanto juvenis.

De acordo com Renato Paixão, diretor da VR Projetos Culturais, que presta consultoria na utilização dos recursos do imposto de renda junto às leis de incentivo, esse é um projeto cultural com grande potencial de transformação sociocultural. 'No Brasil, pulamos etapas, ignoramos a base, que deveria estar fundamentada em educação e cultura', explica. E completa: 'De acordo com dados extraídos da pesquisa Retratos da Leitura, 44% da população brasileira não lê e 30% jamais comprou um livro'.

Ainda segundo Paixão, essa atitude deve servir de exemplo para toda a iniciativa privada e também pessoas físicas, que podem suprir áreas tão carentes de recursos através de um melhor entendimento dos mecanismos de incentivos fiscais que permeiam o uso do imposto de renda.