fechar

Acendimento da Chama Crioula,em Mostardas, abre Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul

por: Beatriz Colombelli
Data: 10/08/2017 | 18:28
Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateCoordenador da 24ª RT , Da lmo Mayer e o capataz campeiro David Musskopff recebem a centelha durante a cerimônia e repassam aos cavalarianos da região
Coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer e o capataz campeiro David Musskopff recebem a centelha durante a cerimônia e repassam aos cavalarianos da 24ª Região Tradicionalista

Mostardas, cidade natal de Menotti Garibaldi, filho de Giuseppe e Anita, recebe cavalarianos das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Rio Grande do Sul para o Acendimento da Chama Crioula e distribuição das centelhas. Programação, que se iniciou nesta quinta-feira, 10, segue nesta sexta-feira, 11 quando será gerada a Chama em ponto histórico - na Pedra da Anita - Linha Simão.

Solenidade para distribuição das centelhas ocorrerá neste sábado, 12, a partir das 9h, no Parque de Exposições do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros do Litoral. O símbolo máximo dos gaúchos, que completa 70 anos, tem como patrona, em âmbito estadual, a escritora Elma Sant"Ana que será homenageada durante a cerimônia.

Cavalarianos
Da 24ª RT, cerca de 90 cavalarianos participam da geração, amanhã, às 10h, na Pedra de Anita, local do nascimento de Menotti Garibaldi, que ainda receberá placa alusiva aos 70 anos da Chama Crioula. No sábado, 12, os cavalarianos fazem parte do desfile a cavalo durante a cerimônia de distribuição das centelhas. Segundo o coordenador regional, Dalmo Inácio Mayer, ao todo,mais de 100 tradicionalistas integram
a delegação, entre eles o patrono dos festejos de Venâncio Aires, Libório Wilges. 'Acredito que teremos, como no ano passado, a maior  comitiva no ato', destaca Mayer. Prendas e peões regionais e de entidades acompanham a delegação e participam também de evento cultural. As programações cívicas-culturais são realizadas pela 23ª RT, Movimento TradicionalistaMunicipal de Mostardas.

Candeeiros
A centelha será recebida pelo coordenador da 24ª RT, que acende o candeeiro carregado pelo capataz da Região, Davi Musskopff. As centelhas aos demais participantes regionais serão repassadas durante almoço de confraternização, entre toda a delegação, que será oferecido pela 24ª RT, após a solenidade oficial, no local do evento.

Na manhã desta sexta-feira, 20 cavalarianos do CTG Erva-Mate seguiram a Mostardas, com os animais em transporte. Segundo o capataz de cavalgadas da entidade, Arlei da Rosa, serão cerca de 458 quilômetros no lombo do cavalo desde Mostardas, até o dia 24, quando chegam a Venâncio Aires, no Parque do Chimarrão.

Representantes dos CTGs Chaleira Preta, Lenço Branco e Piquete Cavaleiros da Estrada, participam da Cavalgada da Integração da 24ª
RT, conduzida por Muskoff. O grupo viajou também na manhã desta sexta, com os animais em transporte, e retornam a cavalo. Rodrigo Schuh representará do Piquete Parceria Campeira, junto aos cavalarianos, na cerimônia.




Sexta-feira, 11
10h - Geração da Chama na Pedra de Anita - Local de Nascimento de Menotti
Garibaldi
11h - Cavalgada de São Simão à cidade de Mostardas. Almoço livre na chegada
na campeira do CTG Tropeiros do Litoral


Sábado, 12
8h - Recepção e credenciamento
9h - Abertura oficial da distribuição da Chama Crioula 2017
10h - Ato solene de distribuição da Chama 2017
12h - Almoço
14h - Palestras alusivas aos 70 anos da Chama Crioula e Festejos Farroupilhas
na sede da campeira do CTG Tropeiros do Litoral

 


 

 xx