fechar

A fênix renasceu e foi coroada princesa

por: Cassiane Rodrigues
Data: 22/02/2019 | 12:00

Você já ouviu falar da mitológica ave fênix? De acordo com estudo feito pela Superinteressante, ela representa a imortalidade e os ciclos da natureza. Segundo o mito, quando sentia que ia morrer, a fênix montava um ninho com incenso e outras ervas aromáticas para ser incinerada pelos raios do sol. De suas cinzas, nasceria uma nova ave.

Deixando a mitologia de lado, os seres humanos podem, no sentido figurado da palavra, renascer. As adversidades e os desafios que a vida impõe muitas vezes são difíceis, mas muitas pessoas - usando a força como uma fênix - recomeçam após o momento de dor.

A primeira princesa do Carnaval de Venâncio Aires 2019, Tainá Alexandra Alves, 20 anos, precisou ser um pouco fênix. Aos 16 anos, perdeu o pai, Valdir Alves, 50 anos, de forma trágica e inesperada. Após o período de dor e luto, Tainá voltou a sorrir e a fazer algo que sempre amou: participar do Carnaval. 'A gente sente falta mas não tem o que fazer, chega um momento que temos que seguir em frente', relata.

Semanas antes do concurso ela recebeu o convite para representar a Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva) e percebeu que era hora de retornar. O último cargo de Tainá foi de Musa da Bateria da Fiel Tribo no Carnaval de 2014. Após a morte do pai, ficou afastada das comemorações carnavalescas. 'Anunciaram primeiro a idade e eu era a única com 20 anos então não tive dúvidas, foi uma emoção muito grande', diz.

Tainá é filha de Marli Alves, 52 anos, com quem mora no bairro Cidade Nova. A vivência no Carnaval foi influenciada pelas irmãs Elizabete, 34 anos, Lizandra, 33, e a madrinha Jaqueline. O primeiro desfile foi com apenas 7 anos na ala infantil na Escola de Samba Négo. Tainá não é ligada a nenhuma escola de samba atualmente, mas já desfilou em diversas da Capital do Chimarrão.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do Mate Tainá tem 20 anos e é moradora do bairro Cidade Nova
Tainá tem 20 anos e é moradora do bairro Cidade Nova

AVALIAÇÃO
Desenvoltura, simpatia, samba no pé e comunicação foram os quatro quesitos avaliados na escolha da corte. Tainá destaca o apoio da família foi fundamental para alcançar os objetivos. 'Minha mãe e meu namorado, Guilherme, foram os que mais me ajudaram na preparação', relata.

Ela diz que estava muito determinada em fazer parte da corte municipal. 'Apesar da correria do dia a dia me dediquei a ensaiar por horas para conseguir o título', afirma. Tainá destaca que a intenção é mostrar o amor que sente pela festa popular e trazer o povo para junto dos carnavalescos. 'Meu objetivo na corte e levar muita alegria não somente na rua grande mais também nas comunidades, queremos que as pessoas vejam que o carnaval não é uma bagunça, que as escolas e componentes se esforçam muito para fazer um desfile bonito', completa.

Entre os compromissos da corte estão a visitação nos ensaios das escolas de samba que participam do desfile neste ano. Em abril, a corte vai participar do desfile na cidade de Esteio, na Grande Porto Alegre.

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoA princesa já coleciona diversos títulos
A princesa já coleciona diversos títulos

'A felicidade que o público nos transmite, principalmente as crianças quando nos veem na Avenida é o que me encanta no Carnaval. É gratificante poder participar.'
TAINÁ ALEXANDRA ALVES
1ª Princesa do Carnaval de Venâncio Aires

Sonho é cursar Medicina Veterinária
Moradora do bairro Cidade Nova, Tainá esteve atuante durante a infância e adolescência nas atividades esportivas de futsal, handebol e atletismo. 'Participei bastante dos Jogos Escolares de Venâncio Aires (Jeva)', conta. Durante o ensino fundamental estudou na Escola Cidade Nova e o ensino médio concluiu no Conêgo Albino Juchem (CAJ).

Estudante do sexto semestre do curso de Administração na Univates, Tainá trabalha como auxiliar administrativa na Academia Altavida. Além disso, fez curso de técnica em veterinária, no ano passado, e a meta é cursar Medicina Veterinária. 'Eu sempre quis, mas quando precisei escolher um curso não tinha Veterinária perto de Venâncio', diz. A intenção é depois de formada atuar no cuidado de animais de pequeno porte. 'Animais de grande porte exigem muita força', comenta.

Títulos
2009 - Menina Flor do Négo
2011 - Rainha do Carnaval Infantil do Négo
2012 - Rainha da Fiel Tribo Guarani
2013 - Rainha e Musa da Impérios do Samba
2014 - Musa da Fiel Tribo Guarani

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoCom os pais, Valdir e Marli quando foi coroada Menina Flor do Négo
Com os pais, Valdir e Marli quando foi coroada Menina Flor do Négo