
No clima da Copa do Mundo no Brasil, Venâncio Aires está recebendo pedaços de arte nas paradas de ônibus por toda a cidade, com belos desenhos baseados na fauna brasileira e no Mundial de futebol. O “presente”, como diz o próprio autor, é obra de um artista que os venâncio-airenses já conheceram através de reportagem da Folha do Mate, o grafiteiro itinerante Luciano Alves de Oliveira, que traz a esses lugares uma nova vida.
A iniciativa de revitalizar as paradas de ônibus de concreto da cidade partiu da parceria entre o artista Luciano Alves de Oliveira e a Organização Não Governamental Consciência e Atitude (COAT). Luciano junto à ONG e seu presidente Djalma da Silva desejavam trazer nova vida às paradas que estavam com a pintura em mal estado, e atentar aos cidadãos para a Copa do Mundo e a fauna brasileira, unindo elementos do futebol com os animais característicos do Brasil.

Segundo Djalma o tema do Mundial, a fauna brasileira, era quase desconhecido pelas pessoas, pois muitos achavam que o único símbolo era o tatu-bola Fuleco. A ideia de remodelar o visual dessas paradas de ônibus veio da vontade do grafiteiro Luciano de deixar um presente para o município e da vontade da COAT de fazer algo para valorizar os bairros da cidade e trazer mais beleza para as estruturas que estavam com a pintura feia e velha, além de muitos rabiscos.
Projeto de revitalização
O secretário municipal do Planejamento Telmo Kist também projeta melhorias para as paradas de ônibus de todo o município. “Buscamos a parceria com empresas para investir nas paradas de ônibus e mantê-las. Assim os parceiros podem ter a propaganda de seus negócios em um lugar bem visível”, explica.
No interior o projeto também vale, mas a parceria deve ser buscada com as comunidades. “Ajudaremos as comunidades e elas ajudarão a manter os pontos de ônibus”, explica. O projeto deve ser apresentado nas próximas semanas para o Legislativo.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 14 ou 15/06/2014.