Heitor Schuch e Marcelo Moraes, nossos federais

por: Sérgio Klafke
Data: 12/01/2019 | 01:10

Foto: Divulgaçãocccccccc
Moares com Bolsonaro na quarta

Os deputados federais Heitor Schuh (PSDB) e Marcelo Moraes (PTB) são apoios importantes para o prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Krämer (PTB) na defesa de projetos de Venâncio no Governo Federal. Além dos dois mais votados aqui, vários outros federais, de vários partidos, tem ligação com Venâncio e apoiam ações do governo Giovane/Celso.
Marcelo Moares, deputado estadual do PTB de Santa Cruz, se elegeu federal ocupando a cadeira que foi do pai, Sérgio Moraes por três mandatos. Ele assume dia 1º de fevereiro, num Congresso renovado. Nesta semana Marcelo me enviou registro de encontro que teve com o presidente Jair Bolsonaro. 'Hoje (quarta), em Brasília, tive a satisfação de me reunir com o presidente da República Jair Bolsonaro. Muito trabalho e muita vontade de fazer um Brasil muito melhor', escreveu Marcelo, que foi o segundo federal eleito mais votado em Venâncio com 3,7 mil votos, 9,7% dos votos válidos.

Foto: Divulgação jjjjj
Schuch com Schwanke na quinta

Heitor Schuch, do PSB, também de Santa Cruz, foi o federal mais votado aqui com 9.398 votos, 24,6% dos votos válidos em Venâncio. Ele esteve aqui na Folha na quarta a tarde para tomar um chimarrão e falar das suas principais propostas de trabalho neste segundo mandato federal. Schuch foi o 9º federal gaúcho mais votado, com 109 mil votos e um dos poucos que aumentou a votação - fizera 101 mil em 2014. Candidato apoiado pelos STR"s, ele foi votado em 478 dos 497 municípios gaúchos.
Schuch me falou da sua preocupação com o alto número de deputados eleitos que nunca tiveram cargo eletivo. Vão estrear direto em Brasília, sem ter sido vereador, vice-prefeito, prefeito ou deputado estadual. A maioria eleita na esteira do fenômeno Bolsonaro. Falou também da forma unida que os 170 deputados do Nordeste atuam defendendo suas causas e da dificuldade de unir os deputados do Sul, que somam menos de 100.
Heitor levou exemplares do da revista Perfil Socioeconômico e ontem esteve com o ex-prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, que assumiu a secretária da Agricultura Familiar e Cooperativismo no governo Jair Bolsonaro.

Schwanke estará em Santa Cruz, onde já foi secretário municipal da Agricultura, no dia 21 de fevereiro para um encontro regional.

 

 

Comentários


PERFIL

Sérgio Klafke


Diretor de Conteúdo da Folha do Mate, com formação em Ciências Econômicas e registro de jornalista profissional provisionado, tem a vida de trabalho toda ligada ao jornal. Iniciou em julho de 1973, com 12 anos, quando a Folha do Mate tinha nove meses de circulação, como entregador de jornal. Nestes já 40 anos de Folha, atuou em todos os setores. Foi repórter, contato publicitário, diagramador, editor, coordenador comercial e diretor. Como colunista político nas últimas décadas, centra suas ações em palavras de apoio à todas as boas iniciativas e de cobrança àquilo que entende não estar correto.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS