Hora de pagar o IPTU 2019

por: Sérgio Klafke
Data: 16/01/2019 | 01:10

A Prefeitura liberou na segunda-feira a consulta às guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. São 29.379 economias e o lançamento total de valor alcança R$ 17 milhões. As guias de pagamento bancário podem ser acessadas pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo android Cidadão Online Venâncio Aires.
O pagamento em cota única, com 5% de desconto, mais 8% para que não tiver débito com o Município, vence dia 8 de fevereiro. No dia 12 de fevereiro começam a ser entregues os carnês para pagamento parcelado, de março até outubro, sempre no dia 10, com 8% de desconto para quem não tiver débitos com o Município.
O reajuste no valor do IPTU foi de 7,55%, o IGP-M de 2018. Os proprietários que tiverem contestações do valor, devem questionar na secretaria da Fazenda.

Duas mudanças na cobrança
Ontem a tarde o secretário da Fazenda, Eleno Stertz, esteve aqui na Folha para falar mais sobre IPTU. E dois pontos são importantes esclarecer para o contribuinte.
O primeiro é um processo de unificação de lotes. Quem recebia uma guia para a casa, outra da área da piscina e outra do quiosque ou galpão, passa a receber uma guia unificada o que representa economia de taxas e outros serviços para a Prefeitura.
O segundo ponto traz inovação. Uma lei de 1998 determina que, quando o valor do imóvel construído é menor do que 10% do valor do terreno, a alíquota deixa de ser os 0,3% sobre o valor venal e passa para 1% do valor venal. Essa mudança foi feita para evitar casos onde o proprietário de um terreno valioso deixa uma casinha caindo aos pedaços para pagar 0,3% que é a alíquota sobre imóvel construído e não pagar 1% sobre o valor venal que é a alíquota para terreno sem edificação. Até aqui essa mudança era feita manualmente, quando detectado. Neste ano o processo passou a ser automatizado. Assim todos os imóveis onde a edificação tem valor menor de 10% sobre o valor do terreno, a alíquota deixou de ser 0,3% e passou para 1%.

 

Comentários


PERFIL

Sérgio Klafke


Diretor de Conteúdo da Folha do Mate, com formação em Ciências Econômicas e registro de jornalista profissional provisionado, tem a vida de trabalho toda ligada ao jornal. Iniciou em julho de 1973, com 12 anos, quando a Folha do Mate tinha nove meses de circulação, como entregador de jornal. Nestes já 40 anos de Folha, atuou em todos os setores. Foi repórter, contato publicitário, diagramador, editor, coordenador comercial e diretor. Como colunista político nas últimas décadas, centra suas ações em palavras de apoio à todas as boas iniciativas e de cobrança àquilo que entende não estar correto.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS