Eleição geral

por: Sérgio Klafke
Data: 15/05/2019 | 01:05

No Roda de Debates com Juremir Machado do Correio do Povo e rádio Guaíba, quinta-feira na Fenachim, o prefeito Giovane Wickert (PSB) fez uma manifestação forte que foi eco da reunião dos prefeitos da Amvarp a tarde naquele dia. Giovane e os prefeitos defendem a unificação das eleições com mandatos de cinco (5) anos e o fim da reeleição. Ele considera que o atual modelo cria muitas dificuldades. Citou que hoje os prefeitos assumem e no primeiro ano 'arrumam a casa', no segundo ano tem eleição que limita repasse de recursos, ai vem o terceiro ano e no quarto já tem eleição de novo.
Sem contar o fato do 'pula-pula' dos que disputam todas eleições e se preocupam mais com campanhas do que com o trabalho para o qual foram eleitos. Concordo plenamente com Giovane. A eleição geral para vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente, daria um basta nisso e permitia governos mais produtivos.
Penso que Giovane nem se deu por conta que ao seu lado estava o seu vice, Celso Krämer (PTB), que desde 2008, quando se elegeu vereador, disputou todas eleição, a cada dois anos. Foi a deputado estadual em 2010, se reelegeu vereador em 2012, foi novamente a deputado em 2014, se elegeu vice-prefeito em 2016 e concorreu pela terceira vez a deputado estadual em 2018.
Essa mudança só sai com pressão das ruas, pois os políticos do Congresso, que decidem sobre o tema, tem interesse que fique como está. Eleição a cada dois anos... financiamento público...

 

Comentários


PERFIL

Sérgio Klafke


Diretor de Conteúdo da Folha do Mate, com formação em Ciências Econômicas e registro de jornalista profissional provisionado, tem a vida de trabalho toda ligada ao jornal. Iniciou em julho de 1973, com 12 anos, quando a Folha do Mate tinha nove meses de circulação, como entregador de jornal. Nestes já 40 anos de Folha, atuou em todos os setores. Foi repórter, contato publicitário, diagramador, editor, coordenador comercial e diretor. Como colunista político nas últimas décadas, centra suas ações em palavras de apoio à todas as boas iniciativas e de cobrança àquilo que entende não estar correto.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS