Folha no Ar Terra

Esportivo 1 x 1 Guarani: valentia e lealdade

por: Rui Borgmann
Data: 13/05/2019 | 20:00

O Guarani foi brioso e valente no duelo final de Bento Gonçalves. A vaga no Gauchão não veio, porém não faltou empenho até o derradeiro minuto dos acréscimos no empate por 1 x 1 na Montanha dos Vinhedos. Após tentar o último arremate ao gol de Jonatas, Salib encontrou fôlego para correr até a defesa e cometer falta sobre o incansável Toni Júnior, que puxava mais um de seus inúmeros ataques, segundos antes do apito final do árbitro Vinicius Amaral. O menino que entrou no lugar de Yuri Souza na decisão caiu estatelado no gramado onde permaneceu deitado por intermináveis três minutos. A queda e o choro de Salib foi o retrato da batalha pela última vaga na final da competição. Parabéns, Guarani, pela luta incessante; parabéns, Esportivo, pela lealdade em apenas jogar futebol.

Sequência
O jargão "caiu de pé" usado frequentemente no esporte, principalmente após uma derrota ou eliminação, serve para o momento vivido pelo Guarani neste domingo. Foi emocionante presenciar estes últimos 90 minutos do time índio na Divisão de Acesso 2019. Uma equipe formada há poucos meses e que parecia se conhecer há décadas. Torçamos para que a base se mantenha para o segundo semestre, mas a realidade aponta para a rescisão de contrato de um grupo jovem e notável.

Capitão destaque
O goleiro Alexandre Villa certamente foi o melhor goleiro da competição. Capitão do Guarani, fez defesas importantes e decisivas em praticamente todos os 18 jogos. No final, durante entrevista ao colega Daniel Heck, Villa se colocou à disposição para seguir no clube e auxiliar e alavancar o projeto de levar o clube ao Gauchão no próximo ano. 'Venâncio Aires precisa da ajuda comunidade para levar esse clube de volta à Primeira Divisão'. Um ato de liderança e de personalidade.

Chegada
Malafaia se despediu com vitória antes de embarcar para o Paraná onde vai comandar o Copagril, em Marechal Cândido Rondon. O treinador deixa um importante legado na Assoeva que esteve presente em várias decisões. No seu lugar chega Guilhermo Verfe, de 34 anos, com experiência e sabedoria para dar seguimento ao trabalho. Sucesso ao novo comandante.

Categorias de base vencem
O Guarani conquistou dois excelentes resultados nas suas categorias de base. Nesta segunda-feira à tarde, o time de juniores, comandado pelo técnico Chicão, foi a Porto Alegre e goleou o São José por 5 x 1. O adversário era até então o líder invicto do Estadual. O próximo compromisso será sábado, em casa, contra o Soledade. Já a equipe de juvenis venceu o Jaú por 1 x 0 e lidera o grupo H do Estadual. Este jogo foi sábado à tarde, no Edmundo Feix.

 

Comentários


PERFIL


O esporte sempre esteve presente em minha vida, desde a infância. Como quase todo menino, meu sonho era ser jogador de futebol, mas confesso não sentir frustração alguma por não ter conquistado espaço nos gramados, à medida que uma minoria consegue realização plena na carreira de futebolista.
O Blog do Rui traz informação e opinião sobre o Guarani de Venâncio Aires, sobre a Assoeva na Liga Nacional e Estadual de Futsal, além dos demais esportes de destaque na região. A dupla Gre-Nal também recebe seu espaço.

Curta a FanPage no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Rui

'O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores'.
Mario Quintana

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS